EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

21 de Janeiro de 2019

Martha Vergine

É delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

Você planeja mudar de vida?

Quando falamos em passar em provas de concursos, as perguntas que mais recebo são: Quanto tempo leva para passar em concurso público? Quantas horas preciso estudar por dia? Não tenho tempo para estudar, será que consigo passar? Me diz, qual o mínimo de horas diárias de estudo? Até quando terei que estudar?

Números, números e mais números. A busca desenfreada por uma resposta exata num universo nada matemático. Sei que podem parecer simples dúvidas, mas na verdade, não são nada fáceis de serem respondidas. São muitos os fatores que devem ser levados em conta para se chegar a “um número”: sejam de horas, dias, meses ou até anos de estudo. Mas não vou me furtar em responder. Há premissas importantes nesse debate.

Segundo estatísticas, o concurseiro leva em média de seis a meses a um ano e meio para ser aprovado, dependendo do nível do concurso e o nível de conhecimento que o candidato já detém.

O fator tempo está diretamente relacionado a seu estudo. Quanto mais horas estudadas, menor o tempo de espera. Acontece, que outros fatores também influenciam. Como saber a data que o edital será lançado? Como saber quando será a data da prova? Como saber quando serão nomeados os candidatos aprovados? E por aí seguem as dúvidas. 

É neste momento que destaco: "Há fatores que você 'tem controle', e outros, que você 'não tem' controle algum!"

No que depender do seu empenho, você poderá aprender a fazer melhor e mais rápido. Organizar a sua rotina para incluir mais horas de estudo, aprender a estudar certo para ter alto rendimento a cada sessão, buscar ter acesso a bons livros e cursos para o aperfeiçoar sua preparação. O controle de tudo isso está nas suas mãos.

Agora - todo o resto - o que depender do órgão público, da comissão organizadora ou de outra decisão política, foge totalmente da sua capacidade de influência.

E por que perceber isso é importante?

Porque vejo centenas, ouso dizer, milhares de pessoas que abrem mão de mudar sua vida, por meio do estudo, por meio do concurso público, alegando justificativas, situações e eventos que ela não teria o mínimo de controle.

Só que, a um olhar mais atento, é possível perceber que na verdade, o que esta pessoa deixou escapar sempre foi sua responsabilidade.

Quer um exemplo?

Programar o dia pode ser tarefa fácil para alguns, mas para outros pode ser bem difícil. A importância de ter uma programação para quem vai prestar concurso público é fundamental. E, muitos candidatos esperam chegar bem pertinho o dia prova para organizar a agenda para estudar.

Mas o que acontece na prática? Os imprevistos pipocam na sua rotina e a pessoa não consegue estudar o tempo e conteúdo necessário para ter chances de aprovação.

Você pode até pensar: “Ah, Martha, é fácil falar, mas eu trabalho o dia inteiro e só tenho tempo de estudar a noite. E quando chego em casa, normalmente estou esgotado. Sem falar na família que cobra a minha presença a todo momento.”

Aí eu vou te dizer: Eu sei, isso também acontece comigo e com meus alunos. Entretanto, se você quer realmente passar na prova vai precisar encontrar uma estratégia que funcione. Será preciso encontrar tempo e forças para estudar diariamente.

Adianto, estude da melhor maneira possível, mas estude. Aprenda as técnicas de estudo que facilitam o seu aprendizado. Dê o seu melhor nessas poucas horas durante a semana e compense aos finais de semana, se for o caso. Consistência traz mais resultado que volume.

 “A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”. Gosto muito desse pensamento do inglês John L. Beckley, que faz pensar não só no que você quer, de verdade, como meta de vida, mas como você vai planejar para chegar lá. Quem se propõe a estudar para concurso público precisa escolher “estudar”.

Planejar é o primeiro passo.

Cumprir o planejamento, o segundo, e mais importante passo até a sua aprovação.

 

Anote: quem estuda passa.

E quem estuda certo, passa mais rápido!

 

P.S. Aceite meu convite para saber dicas importantes, concorrer a livros, bolsas de estudo e ao mesmo tempo ajudar uma causa social.

Clique aqui para se inscrever no evento gratuito 2º EU ESTUDO CERTO DAY - em prol da bebezinha Nalu Leite Verdier.

Clique aqui para ler a notícia do projeto social.