EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

21 de Janeiro de 2019

Martha Vergine

É delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

Novo concurso: 500 vagas + salário de R$ 9.473,57. Te interessa?

Nesta semana foi publicado o edital para a Polícia Rodoviária Federal, concurso público muito esperado pelos concurseiros. Afinal, são 500 vagas em disputa e com o salário inicial bem atrativo, quase R$ 10 mil mensais. 

O mercado dos concursos está em polvorosa produzindo cursos preparatórios de última hora, apostilas específicas sendo impressas pelas editoras e a massa de candidatos correndo atrás do conteúdo que os deixe pronto para este certame.

E tudo precisa ser feito de forma rápida, pois a prova objetiva já está marcada para o dia 03 de fevereiro do próximo ano.

A situação que inicia o texto, asseguro, é o comportamento da maioria dos candidatos. E não só deste concurso, de todos os outros também.

Você realmente acredita que este deve ser o caminho correto para buscar a aprovação em uma concorrida prova de concursos públicos?

Sim... Não... Talvez...

Vamos responder juntos.

A grande massa de pessoas que sonha em passar em um cargo público realmente faz desse jeitinho que descrevi. Espera o edital ser publicado para correr atrás de se inscrever em cursos preparatórios do tipo “intensivão” e comprar apostilas no melhor estilo “tudão” – todas as matérias em um livro só -, e de preferência, que o valor do investimento seja bem baratinho.

Mas, será que essa estratégia é a mais eficiente?

Ao analisar o conteúdo programático do referido edital encontramos quase 300 tópicos de assuntos a serem estudados.

Alguém em sã consciência acredita que em pouco mais de 2 meses é possível dominar boa parte desse conteúdo? Asseguro que não!

E mais, faço uma aposta com você.

É bem alta a probabilidade que as pessoas que atingirem a nota de corte necessária para estar entre os aprovados e classificados terem iniciado o seu estudo há muito tempo. Duvido que chegaram ao nível suficiente em 1 ou 2 meses.

Não se passa em concurso público por mera sorte. É preciso muito estudo, empenho, dedicação e tempo.

Sim, para dominar as matérias do edital é preciso cumprir sessões e mais sessões de estudo diárias.

Vamos lá. A maioria do público que me acompanha nas redes sociais, nos meus cursos, nas palestras que faço e, com certeza, está agora lendo esse texto aqui na coluna é um público adulto.

E fazer aniversários não nos deixa apenas mais velhos, deve nos deixar mais experientes. Sendo assim, não podemos mais ser enganados por promessas vazias.

Lembre-se, o mercado quer lucro. Faz parte do jogo. E para alcançar o seu objetivo ele prometerá facilidades que são impossíveis de realizar.

Não caia mais nessa!

Se você vem estudando a maior parte das disciplinas cobradas no concurso, excelente. Você deve mesmo investir e ir fazer a prova. Para ler o edital, conhecer as regras e requisitos do concurso clique aqui.

Porém, se está começando agora, calma!

Você até pode ir fazer a prova, é sempre válido se testar. Mas, você não pode – de jeito nenhum – desanimar a partir do resultado que conseguir.

Entenda, a aprovação se constrói dia a dia. Que tal começar a estudar certo a partir de agora?

Assim você estará pronto(a) quando a prova dos seus sonhos acontecer.

Chega de quase passei! Agora chegou a hora de efetivamente passar. E para isso, é preciso estudar certo e começar na hora certa.

Me siga nas redes sociais, vamos continuar nossa conversa por lá.

É só clicar no link abaixo:  

INSTAGRAM 

FACEBOOK