EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

19 de Maio de 2019

Eu Estudo Certo

Martha Vergine é delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

5 passos para começar a estudar certo "hoje"

Na festa de Réveillon muitas pessoas se empolgam e escrevem resoluções para o ano que está por vir. Prometem que irão emagrecer, aprender uma nova língua, mudar de emprego, parar de fumar, ou quem sabe, se preparar para um concurso público.

 

Fevereiro chegou! Sim, o 1º mês do tal ano novo de 2019 foi embora.

 

Como estão suas Resoluções de Ano Novo? Ainda estão lá aguardando o melhor momento para colocá-las em prática? Ou, definitivamente, você está comprometido com seus objetivos e cumprindo um a um?

 

Ah! Nada de cair na falácia de dizer que no Brasil o ano só começa depois do Carnaval, hein... Nada de esperar a Quarta-Feira de Cinzas chegar para começar a agir. Se você quer realmente mudar algo em sua vida, e prometeu que desse ano não passa, está mais do que na hora de começar a pagar o preço.

 

Pare e organize já a sua agenda!

 

Sim, pode parecer simples, mas apenas uma ínfima parcela dos brasileiros tem esse hábito. A maior parte vive os dias de forma atabalhoada, sem pensar, resolvendo um problema atrás do outro. Terminam o dia completamente esgotados - muito ocupados - porém, nada produtivos!

 

Se dentro as suas metas para 2019 está a aprovação em uma prova de concurso público, eu posso te ajudar.

 

Vou te mostrar os 5 passos para você começar a estudar certo hoje - sem mais desculpas!

 

PASSO 1. Leia o edital da prova que escolheu passar. Pode parecer óbvio, mas não é... Poucas pessoas “perdem tempo” lendo o edital. Leia-o com atenção para começar a estudar sabendo as regras do jogo que você pretende vencer.

"Invista seu tempo" conhecendo todas as fases do certame, isso já te garante um diferencial.

 

Preste atenção ao conteúdo de matérias exigidos. Estude exatamente o que está previsto no documento.

 

PASSO 2. Verifique quanto tempo você tem disponível para estudar – Para isso, nada melhor do que você mapear suas atividades diárias (*lembra de organizar a agenda que disse mais em cima). Isso mesmo, coloque tudo no papel. Descubra quanto tempo você tem para estudar por dia.

 

Encontre seus espaços de tempo para o estudo. Não desanime se perceber que não lhe sobra muito tempo. Também não se preocupe com o tempo do outro, nada de ficar estressado se você tem muito ou pouco tempo comparado a concorrência. Cada pessoa tem uma vida e é normal alguns terem mais e outro menos tempo disponível.

 

Lembre-se, mais importante do que volume, você precisa de qualidade, constância e comprometimento.

 

ATENÇÃO: Estabeleça um equilíbrio entre suas diversas atividades, isso é primordial (estudo, trabalho, lazer – dia de descanso, família, atividade física). Assim você conseguirá persistir até alcançar sua meta. Cuide com seriedade das suas prioridades.

 

Encontre o seu equilíbrio. Se precisar de ajuda clique aqui e assista o vídeo onde explico: Como ter tempo para estudar?      

 

3. Monte seu quadro de horário. Depois de definir quanto tempo você tem para estudar por semana, liste as matérias do seu concurso. Se todas as matérias têm peso igual, é só dividir o número de horas pelo número de matérias. Simples!

 

DICA: Se existirem matérias com maior peso na prova, dedique mais tempo a elas. Você também pode colocar mais horas para as matérias que sabe menos e diminuir as horas dedicadas às que sabe mais. Personalize seu quadro horário!     

 

4. Escolha e providencie suas fontes de consulta. Temos uma enorme quantidade de materiais disponíveis no mercado: livros, apostilas, resumos, cursos online. Escolha a melhor opção para você. Leve em consideração o acesso, o preço, a disponibilidade, e claro, qual material lhe é mais didático.

 

Qual tipo você lê, ouve ou assiste e consegue aprender mais?

Essa resposta será o seu material ideal.

 

5. Providencie seu cantinho de estudo - É importante ter um espaço organizado, limpo, com seu material, tudo preparado para seu estudo. Se conseguir fazer tudo isso hoje mesmo ótimo, mas não tenha pressa, não pule nenhuma etapa, a organização é primordial para seu sucesso!

 

Vamos combinar um prazo para não cair na procrastinação mais uma vez?

 

Que tal 2 dias – hoje e amanhã - para estar com tudo pronto e organizado? Daqui 48horas será seu primeiro dia de estudo certo para o concurso público dos sonhos.

 

Coloque em prática os 5 passos e me conte lá nas redes sociais. Estou te esperando!

 

Bons estudos.

 

INSTAGRAM @euestudocerto

FACEBOOK @euestudocerto

YOUTUBE /blogeuestudo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.