<![CDATA[atribuna3]]> https://www.atribuna.com.br/atribuna3-1.62627 Wed, 2 Sep 2020 23:50:27 -0300 <![CDATA[Em jogo ruim, Palmeiras e Inter marcam nos acréscimos e empatam no Allianz Parque]]> https://www.atribuna.com.br/esportes/palmeiras/em-jogo-ruim-palmeiras-e-inter-marcam-nos-acr%C3%A9scimos-e-empatam-no-allianz-parque-1.116901 Com dois gols nos acréscimos do segundo tempo, Palmeiras e Internacional empataram por 1 a 1 nesta quarta-feira (2), no Allianz Parque, em duelo da sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Os times acordaram nos minutos finais de um jogo fraco tecnicamente e levaram um ponto cada um.

Com medo de perder, o Palmeiras teve mais uma atuação ruim. Foi lento, previsível e preferiu amarrar o jogo em vez de atacar. Já o líder Inter se mostrou confortável com a maneira como se desenrolou a partida pois conseguiu um ponto fora de casa e ainda descansou boa parte de seus titulares.

Sem conseguir deslanchar, o time alviverde soma dez pontos, com uma partida a menos, e ocupa a sétima colocação. No entanto, deve perder mais posições ao final da rodada. O Internacional se manteve na ponta e soma 16 pontos. Só o São Paulo, que joga nesta quinta-feira, pode igualar a pontuação do time colorado.

Ainda invicto, o Palmeiras volta a campo para enfrentar o Red Bull Bragantino no próximo domingo, às 11 horas, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. No mesmo dia, mas às 16 horas, o Internacional recebe o Bahia no Beira-Rio, em Porto Alegre. Os dois jogos são válidos pela oitava rodada do Brasileirão.

Como quase todas partidas do Palmeiras neste início do Brasileirão, o primeiro tempo no Allianz Parque foi letárgico, monótono e carente de criatividade e lances de perigo. O time paulista se defendeu bem das poucas investidas do líder do campeonato, mas novamente falhou na criação das jogadas e quase não incomodou o adversário.

Vanderlei Luxemburgo foi até mais cauteloso do que em relação às partidas anteriores e colocou cinco jogadores no meio de campo: Patrick de Paula, Bruno Henrique, Gabriel Menino, Zé Rafael e Lucas Lima. Pior para Luiz Adriano, que ficou isolado no ataque e não conseguiu concluir uma vez sequer. A melhor e única chance de perigo saiu dos pés do lateral-esquerdo Viña, em arremate de fora da área que foi por cima do gol.

Com apenas quatro titulares escalados desde o início, a equipe gaúcha não repetiu o desempenho das últimas partidas. Bem treinados, os reservas apresentaram praticamente a mesma mecânica dos titulares em campo, mas foram mal ofensivamente. O time colorado marcou bem e ficou mais com a bola, porém, produziu pouco no meio de campo e pareceu confortável com o jogo truncado, amarrado e muito faltoso - foram sete cartões amarelos para os dois lados no duelo. Patrick, em uma bonita bicicleta, foi quem chegou mais perto de marcar.

Na etapa final, os treinadores fizeram várias substituições. Coudet apostou em alguns titulares, como Boschilia e Thiago Galhardo, e Luxemburgo deixou o time com mais atacantes ao lançar Rony e Willian. O nível técnico apresentado no Allianz Parque, no entanto, não melhorou.

Quando o jogo se arrastava para um 0 a 0 sem graça, as equipes acordaram e nos sete minutos dos acréscimos produziram mais do que em toda a partida. Luan falhou e a acabou batendo em seu braço dentro da área. O árbitro foi consultar o vídeo do VAR e decidiu assinalar a penalidade. Thiago Galhardo converteu a cobrança, deixou os gaúchos em vantagem e chegou ao quinto gol no campeonato, ampliando a liderança na artilharia.

Os anfitriões deram a saída e conseguiram o empate um minuto depois de saírem atrás. No lance, diante da pobreza ofensiva da equipe, o zagueiro Gustavo Gómez se aventurou no ataque e cruzou da ponta direita para Luiz Adriano, que subiu bonito e mandou de cabeça para as redes. O atacante comemorou muito o gol contra o ex-time que decretou o placar final.

Ficha técnica:

Palmeiras - Weverton; Mayke, Luan, Gómez e Viña (Diogo Barbosa); Patrick de Paula, Bruno Henrique (Wesley), Gabriel Menino (Rony), Zé Rafael (Ramires) e Lucas Lima (Willian); Luiz Adriano Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Internacional - Marcelo Lomba; Rodinei, Rodrigo Moledo, Cuesta e Moisés; Johnny (Matheus Jussa), Praxedes (Edenílson), Nonato (D'Alessandro) e Patrick (Boschilia); Sarrafiore e Marcos Guilherme (Thiago Galhardo). Técnico: Eduardo Coudet.

Gols - Thiago Galhardo, aos 46, e Luiz Adriano, aos 48 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos - Zé Rafael, Lucas Lima (Palmeiras); Rodrigo Moledo, Praxedes, Nonato, Matheus Jussa e Cuesta (Internacional)

Árbitro - Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)

Local - Allianz Parque, em São Paulo (SP).

]]>
Do Estadão Conteúdo 1.116901 Wed, 2 Sep 2020 23:50:27 -0300
<![CDATA[Santos esbarra no VAR novamente e fica no empate com o Vasco da Gama]]> https://www.atribuna.com.br/esportes/santosfc/santos-esbarra-no-var-novamente-e-fica-no-empate-com-o-vasco-da-gama-1.116899 O árbitro de vídeo (VAR) voltou a ser protagonista em um jogo do Santos no Brasileirão. Após ter dois gols anulados com ajuda eletrônica na derrota por 1 a 0 para o Flamengo, o Peixe viu a ferramenta ser utilizada para reverter duas marcações de campo contra o Vasco, ontem à noite: um gol foi validado e um pênalti acabou marcado. O resultado final na Vila Belmiro foi 2 a 2, fazendo o Alvinegro chegar ao 3º jogo sem vitória no torneio.

Antes de a bola rolar, a escalação de Cuca chamou atenção por trazer o volante Alison na zaga e Luan Peres como reserva. No começo do jogo, um dos problemas do Peixe foi a saída de bola. Aos 11 segundos, o improvisado Alison e Felipe Jonatan bateram cabeça e o atacante vascaíno Cano chutou na trave.

Com mais posse de bola, o Vasco comandava as ações. Mas, aos 20 minutos, a investida do Santos foi certeira. Soteldo dominou uma bola rebatida, deixou Ygor Catatau tonto com duas fintas e cruzou para Lucas Veríssimo cabecear sem chances ao goleiro Fernando Miguel, fazendo 1 a 0.

Já aos 40 minutos, o VAR deu as caras. Depois de escanteio, a zaga santista cochilou e Fellipe Bastos recebeu livre para empatar. Em campo, foi marcado impedimento. Só que a equipe de vídeo validou o gol, pois o volante estava em posição legal. Detalhe: foram necessários cinco minutos para essa definição.

Com Jobson jogando mal, Cuca desfez no intervalo a improvisação da escalação. Luan Peres entrou na zaga e Alison foi ao meio.O Peixe apertou o passo e, aos 13 minutos, Marinho cobrou falta com perfeição: 2 a 1.

Nove minutos depois, o VAR voltou a ser decisivo e chamou a atenção do árbitro Rodrigo Dalonso Pereira, que analisou as imagens de um lance de escanteio para o Vasco e marcou pênalti de Alison. Cano bateu no canto direito de João Paulo para empatar: 2 a 2.

Após o apito final, Alison admitiu que, no lance que originou o 2º gol vascaíno, acabou tocando na bola com a mão. “A gente precisava dessa vitória, mas não conseguimos, com a participação do VAR novamente. Eu assumo a responsabilidade, a bola tocou em meu braço (no lance do pênalti). Foi muito rápido, não era intencional. Mas não podemos nos lamentar, pois temos um outro jogo no final de semana e precisamos recuperar os pontos perdidos”.

Próximo desafio

Em 11º lugar no Campeonato Brasileiro, com oito pontos, o Santos terá de viajar na 8ª rodada. Sábado, às 21h, enfrentará o Ceará, no Castelão, em Fortaleza.

Ficha técnica:

Santos - João Paulo; Pará, Lucas Veríssimo, Alison (Lucas Braga) e Felipe Jonatan (Jean Mota (Arthur Gomes)); Jobson (Luan Peres), Diego Pituca e Carlos Sánchez; Marinho, Raniel (Kaio Jorge) e Soteldo. Técnico: Cuca.

Vasco da Gama - Fernando Miguel; Yago Pikachu, Miranda, Marcelo Alves e Henrique; Fellipe Bastos (Carlinhos), Andrey e Juninho (Ribamar); Benítez (Neto Borges), Cano (Guilherme Parede) e Ygor Catatau (Bruno César). Técnico: Ramon Menezes.

Gols - Lucas Veríssimo, aos 20 minutos, e Fellipe Bastos aos 40 minutos do primeiro tempo; Marinho aos 13 minutos, e Cano aos 27 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos - Jobson, Diego Pituca e Cuca (Santos); Miranda e Guilherme Parede (Vasco). Local: Vila Belmiro, em Santos.

Árbitro - Rodrigo Dalonso Pereira (SC). 

]]>
Bruno Rios 1.116899 Wed, 2 Sep 2020 23:35:00 -0300
<![CDATA[Avelar marca aos 45 do 2º tempo e Corinthians derrota Goiás fora de casa]]> https://www.atribuna.com.br/esportes/corinthians/avelar-marca-aos-45-do-2%C2%BA-tempo-e-corinthians-derrota-goi%C3%A1s-fora-de-casa-1.116887 O Corinthians conquistou sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro ao bater o Goiás no sufoco, por 2 a 1, no estádio da Serrinha, pela sétima rodada. O gol marcado por Danilo Avelar aos 45 do segundo tempo fez a equipe alvinegra se afastar da zona de rebaixamento e manteve o time esmeraldino na degola. O resultado alivia a pressão sobre o técnico Tiago Nunes, que vinha sofrendo críticas pelos últimos resultados e atuações irregulares.

O Corinthians iniciou a partida com novidades na escalação: Léo Piton, Camacho, Luan e Gustavo Mosquito foram titulares. "As mudanças são por vários aspectos: físicos, táticos e técnicos. Para evoluir como equipe. Alguns quesitos já estão melhorando", justificou o técnico Tiago Nunes.

Gustavo Mosquito conseguiu resolver um pouco de um dos problemas que o Corinthians tem tido ao longo da temporada, a falta de profundidade e de velocidade pelo lado. Aberto pela esquerda, ele quase abriu o placar aos 13 minutos de jogo.

O Corinthians, aos poucos, ia dominando o Goiás. E abriu o placar em um lance praticamente igual ao gol marcado na derrota por 2 a 1 no clássico diante do São Paulo, na rodada passada. Cantillo deu lindo lançamento para Ramiro na ponta direita, o meia tocou de cabeça para o meio da área e o zagueiro Fábio Sanches fez contra.

Depois do gol sofrido, o Goiás só foi levar perigo no fim do primeiro tempo. Cássio salvou o Corinthians duas vezes no mesmo lance. O sistema defensivo alvinegro, fundamental para o sucesso da equipe nos últimos anos, mostrou novamente que ainda não conseguiu se encaixar nesta temporada.

Os espaços defensivos fizeram Tiago Nunes retornar do intervalo com Gabriel na vaga de Camacho. Um volante de marcação na vaga de um volante com características mais ofensivas, de saída de bola e chegada ao ataque. Mesmo com a mudança, o Corinthians voltou a vacilar. Logo no começo do segundo tempo, a equipe esmeraldino chegou com perigo e a zaga corintiana conseguiu afastar após bate-rebate na pequena área.

Os primeiros minutos do segundo tempo foram de pressão do Goiás. O Corinthians não conseguia passar do meio de campo e contava com os erros do adversário para não sofrer o empate. Faltava qualidade para o time esmeraldino concluir as jogadas.

Após muita pressão, o Goiás enfim empatou. Figueira recebeu pelo lado direito, viu Vinícius entrando no buraco deixado pela zaga corintiana. O atacante recebeu nas costas de Gil e tocou por baixo de Cássio. Gol merecido e marcado em jogada de dois jogadores recém-promovidos da base do Goiás.

Tiago Nunes, então, resolveu fazer substituições no ataque, mas o Corinthians só foi esboçar certa pressão na parte final da partida. Quando o jogo parecia que iria terminar empatado, Danilo Avelar aproveitou cobrança de escanteio e marcou aos 45 minutos.

Ficha técnica:

Goiás - Tadeu; Pintado, Fábio Sanches, Rafael Vaz e Jefferson; Sandro, Ratinho (Figueira) e Daniel Bessa; Keko (Ignacio Jara), Vinícius (Douglas Baggio) e Mike (Quevedo). Técnico: Thiago Larghi.

Corinthians - Cássio; Fagner, Gil, Danilo Avelar e Lucas Piton; Camacho (Gabriel), Cantillo (Éderson) e Luan (Araos); Ramiro (Léo Natel), Gustavo Mosquito (Otero) e Jô. Técnico: Tiago Nunes

Gols - Fábio Sanches (contra), aos 27 minutos do primeiro tempo. Vinícius, aos 19 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos - Ramiro, Fagner, Otero; Vinícius

Árbitro - José Mendonça da Silva Junior (PR).

Local - Estádio da Serrinha, em Goiânia (GO).

]]>
Do Estadão Conteúdo 1.116887 Wed, 2 Sep 2020 21:22:00 -0300
<![CDATA[Baixada Santista tem oito mortes e 188 casos confirmados de coronavírus nas últimas 24 horas]]> https://www.atribuna.com.br/cidades/baixada-santista-tem-oito-mortes-e-188-casos-confirmados-de-coronav%C3%ADrus-nas-%C3%BAltimas-24-horas-1.116872 A Baixada Santista confirmou oito mortes e 188 doentes em 24h. Com isso, já são 49.778 casos e 1.804 óbitos desde o começo da pandemia. Hoje, 3.020 pessoas aguardam resultados de exames para saber se têm covid-19 e 98 mortes são investigadas. Ao mesmo tempo, 34.468 moradores da região já se recuperaram da doença.

Santos confirmou mais três mortes de munícipes pela Covid-19, todas de mulheres (72, 83 e 96 anos), ocorridas nos dias 21 e 28 de agosto e em 1º de setembro. Agora, a Cidade totaliza 571 óbitos por decorrência da doença.

Ao todo, a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) recebeu 15 novas notificações de coronavírus entre moradores, totalizando 18.532 casos.  Em Santos, voltou a cair o número de pessoas com sintomas da covid-19 internadas na rede hospitalar. Na terça (1), havia 198 internados e, quarta-feira (2), 194 (- 2%). Do total de internados, 84 estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados aos casos mais graves.

A taxa de ocupação geral dos 630 leitos covid-19, disponíveis nos hospitais públicos e privados, da Cidade, está em 31%. Entre os 255 leitos de UTI, a ocupação é de 33%. Na rede privada, a taxa é de 41% e, no SUS, de 28%.

Outras cidades

Guarujá  confirmou uma morte pela doeça. Agora, já são 351 óbitos. Também foram recebidas nove notificações de testes positivos em 24h totalizando 7.653 casos confirmados, dos quais 18 estão internados, seis em UTI. Outros 345 estão em isolamento domiciliar. Eles são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica.

Ainda foram registradas mortes em São Vicente (3) e Cubatão (1).

Em 24h, Bertioga teve um resultado positivo e um óbito suspeito (aguardando resultado do exame). Hoje. 57 pessoas estão com o vírus ativo na Cidade. O índice de letalidade permanece o menor da Baixada, 2,14%. E, nesse momento, a taxa de ocupação de UTI é de 10%. 

]]>
Nathália de Alcantara 1.116872 Wed, 2 Sep 2020 21:07:28 -0300
<![CDATA[Volante Elias treina no CT Rei Pelé e pode reforçar o Santos no restante da temporada]]> https://www.atribuna.com.br/esportes/santosfc/volante-elias-treina-no-ct-rei-pel%C3%A9-e-pode-refor%C3%A7ar-o-santos-no-restante-da-temporada-1.116879 O volante Elias realiza desde o começo da semana treinos físicos no CT Rei Pelé e pode fechar contrato com o Santos para o restante da temporada. O ex-jogador de Corinthians, Flamengo e Atlético-MG, entre outros clubes, está livre no mercado e tem conversado com o técnico Cuca nos últimos dias.

O Peixe tem interesse contar com o jogador de 35 anos no elenco. Em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta quarta-feira (3), o presidente do Santos, José Carlos Peres, explicou a situação do atleta.

"O Cuca o chamou para treinar e ele está em recuperação física. No meu entendimento, é um jogador muito bom e vamos ter jogos domingo, terça, quinta, sábado, depois Libertadores e Copa do Brasil, então ele pode ajudar o elenco com sua experiência".

Vale lembrar que o Santos não pode inscrever jogadores enquanto não resolver a pendência com o Hamburgo, da Alemanha, por dívidas envolvendo a contratação do zagueiro Cléber Reis. O Peixe foi punido pela Fifa por conta da situação.

]]>
De ATribuna.com.br 1.116879 Wed, 2 Sep 2020 20:55:00 -0300
<![CDATA[Sereias da Vila são convocadas e time terá sete desfalques para clássico contra o Palmeiras]]> https://www.atribuna.com.br/esportes/santosfc/sereias-da-vila-s%C3%A3o-convocadas-e-time-ter%C3%A1-sete-desfalques-para-cl%C3%A1ssico-contra-o-palmeiras-1.116878 O Santos teve sete atletas convocadas, nesta quarta-feira (2), pelas seleções brasileiras principais e sub-20. Cristiane, Tayla, Tainara e Fê Palermo foram convocadas pela técnica Pia Sundhage. Já Amanda Gutierres, Analuyza e Nicole Ramos serão observadas pelo técnico Jonas Urias.

As jogadoras estarão a disposição da Seleção no período entre os dias 14 e 22 de setembro. Nos dois casos, serão apenas treinamentos. Em especial, na Seleção sub-20, a atividade visa a fase final do Campeonato Sul-Americano Sub-20, que acontecerá em novembro.

Com isso, o técnico Guilherme Giudice terá que se virar para montar a equipe que enfrenta o clássico contra o Palmeiras, no dia 21, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino, competição que o Santos, atualmente, divide a liderança com o Corinthians, com 15 pontos.

Além disso, existe a expectativa que as sete jogadores retornem para a partida contra a Ponte Preta, no dia 24, pela 12ª rodada da competição nacional. 

 

 

]]>
Por ATribuna.com.br 1.116878 Wed, 2 Sep 2020 20:41:00 -0300
<![CDATA[Brasil soma 4 milhões de infectados pelo novo coronavírus]]> https://www.atribuna.com.br/noticias/atualidades/brasil-soma-4-milh%C3%B5es-de-infectados-pelo-novo-coronav%C3%ADrus-1.116877 Seis meses e uma semana foi o tempo que o Brasil levou para somar 4 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. A marca foi registrada nesta quarta-feira (2), com a contabilização de 48.632 novos casos nas últimas 24 horas, segundo levantamento feito por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL junto às secretarias estaduais de Saúde. Em relação às mortes, a média diária vinha caindo, mas registrou pequeno aumento e ficou em 878, referente aos sete dias anteriores. Ao todo, 123.899 brasileiros morreram em decorrência da covid-19 e 4.001.422 se contaminaram.

Nas últimas 24 horas, 1.218 novos óbitos foram acrescidos ao número total, e o País segue como o segundo mais afetado do mundo em termos de casos e mortes, atrás dos Estados Unidos. O balanço mais recente do Ministério da Saúde, divulgado no fim da tarde desta quarta-feira, mostra que 3.210.405 pessoas se recuperaram da covid-19 e outras 663.680 ainda estão em acompanhamento.

Um cenário de queda em relação a casos e mortes tem sido visto no Brasil como um todo, e até mesmo a taxa de contágio diminuiu pela segunda vez desde abril. Porém, esses indícios promissores ocorrem só agora, depois de mais de um semestre de pandemia no País, ao custo de 4 milhões de casos e mais de 120 mil mortes. Isso é reflexo da ação descoordenada de resposta à covid-19, avalia o infectologista Evaldo Stanislau de Araújo, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

"Enquanto outros países levaram mais a sério e conseguiram diminuir número de casos e circulação do vírus com lockdown, por exemplo, a gente teve sucessivos exemplos de uma sabotagem das recomendações de medidas de contenção não farmacológicas, até de quem está no poder", diz o médico, que é membro da diretoria da Sociedade Paulista de Infectologia (SPI). Ele observa que o fato de o Brasil ter adotado uma política muito heterogênea de enfrentamento, "quem ganhou corpo foi o vírus" e o resultado foi a pandemia crescendo.

O que também permite entender o crescente aumento de casos no País é a forma como o vírus se espalhou, começando pelos grandes centros urbanos e depois se dirigindo ao interior dos Estados. "Causou um descompasso. Enquanto tem regiões metropolitanas caindo e regiões do interior crescendo, o total ainda é de crescimento de casos", afirma Araújo.

]]>
1.116877 Wed, 2 Sep 2020 20:28:00 -0300
<![CDATA[Corte Especial do STJ confirma Wilson Witzel fora do governo do Rio]]> https://www.atribuna.com.br/noticias/atualidades/corte-especial-do-stj-confirma-wilson-witzel-fora-do-governo-do-rio-1.116876 Por 14 a 1, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (2) manter o afastamento de Wilson Witzel (PSC) do governo do Rio. Desde que foi criado, em 1988, o STJ já mandou governadores para a cadeia durante o exercício do mandato - como José Roberto Arruda e Luiz Fernando Pezão -, mas esta foi a primeira vez que um chefe do Executivo local foi afastado do cargo sem ser preso.

Em quase cinco horas de julgamento, Benedito Gonçalves e os ministros Francisco Falcão, Nancy Andrighi, Laurita Vaz, Maria Thereza Assis de Moura, Og Fernandes, Luís Felipe Salomão, Mauro Campbell, Raul Araújo, Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira, Marco Buzzi, Sérgio Kukina e o presidente do STJ, Humberto Martins, defenderam o afastamento de Witzel.

Por comandar o tribunal, Martins não era obrigado a votar no caso, mas fez questão de deixar explícita sua posição e chancelar a decisão monocrática (individual) de Gonçalves.

Kukina, no entanto, foi além dos colegas e votou para que Witzel não fosse apenas afastado do cargo, mas também preso. "Há elementos que sinalizam e direcionam ser ele o 'cabeça' da organização criminosa. Não faz sentido que os demais (alvos da operação) estejam presos e os demais em liberdade", afirmou Kukina.

Apenas Napoleão Nunes ficou a favor de Witzel. A determinação de Benedito Gonçalves, acompanhada pela maioria, é para que Witzel fique afastado por 180 dias.

Eleito em 2018 tendo como um dos pilares de sua campanha o discurso contra a corrupção, Witzel - um ex-juiz federal que fazia sua estreia na política - foi acusado de obter vantagens indevidas em compras fraudadas na área de saúde durante a pandemia do novo coronavírus. A defesa de Witzel alega que o afastamento foi determinado sem que o ex-juiz federal prestasse depoimento às autoridades.

"Entendi que a prisão preventiva era mais gravosa, entendi por optar por medida menos gravosa, que era afastamento", disse o relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, em uma rápida leitura do voto no início do julgamento.

Para o ministro Francisco Galvão, as acusações contra Witzel são graves e devem ser apuradas. "No momento em que vivemos, numa pandemia, onde já tivemos mais de 120 mil vítimas, é impossível que alguém que esteja sendo acusado e investigado possa continuar exercer o cargo tão importante de maior dirigente do Estado do Rio de Janeiro", disse. "Diante da gravidade dos fatos, não vejo como não referendar a decisão proferida pelo ministro Benedito Gonçalves."

Na avaliação da ministra Nancy Andrighi, a "ordem pública não está só em risco, mas em grave lesão". "Realmente a ordem pública está não só em risco, como em atual, intensa e grave lesão, a situação de enfrentamento à pandemia tem sido aproveitada para dar continuidade à prática de atos criminosos", afirmou a ministra.

Quarta a votar, a ministra Laurita Vaz concordou com os colegas. "Da decisão do ministro relator, extrai-se elementos que demonstram que a ordem pública estava vulnerada de modo a justificar medidas enérgicas para sustar as atividades supostamente criminosas", disse.

Críticas

Mesmo acompanhando o entendimento dos colegas, a ministra Maria Thereza de Assis Moura criticou o fato de Witzel ter sido afastado do cargo por uma decisão monocrática (individual).

"Na minha modesta opinião, essa decisão não deveria ter sido monocrática, mas submetida ao órgão colegiado desde logo. Trata-se aqui de governador de Estado, eleito com mais de 4,6 milhões de votos", ressaltou. "Acredito eu, que em se tratando do afastamento de autoridade com prerrogativa de foro, eleita pelo voto popular, a submissão dessa matéria à Corte Especial constitui a meu ver uma medida de prudência, que me parece, ostenta maior compatibilidade com o princípio democrático."

Mauro Campbell também questionou o afastamento de Witzel por uma decisão individual, mas acabou votando para que o ex-juiz seguisse afastado das atividades no Palácio Guanabara. "Os fatos falam por si só. As medidas cautelares estão baseadas em elementos concretos, havendo, portanto, ameaça à ordem pública "

Para o ministro Og Fernandes, o afastamento de Witzel foi uma "avaliação adequada" tomada pelo relator do caso.

"Não há nenhuma decisão que se tome sobre esse caso indolor. Sei disso pela experiência já longa da profissão. E às vezes nós apanhamos da caneta ou do computador para firmar uma decisão que nós não gostaríamos como pessoas de ter que tomar. E é exatamente porque nós não somos eleitos pelo voto popular que a nossa legitimidade como poder do Estado se estabelece exatamente pela possibilidade de decidirmos matérias sem sofrermos o ônus de uma consequência popular. E é por isso que há juízes no Brasil."

O único voto a favor de Witzel veio do ministro Napoleão Nunes. "O pouco amor que se tem tido ultimamente pelo justo processo jurídico e o desapreço que se tem tido pelas liberdade individuais tem conduzido alguns autores imprudentes a relacionar o garantismo com a impunidade", disse Napoleão. "Será que podemos falar em ampla defesa num julgamento que não comporta fala de advogado?"

Defesa. No início da sessão, o pedido da defesa de Witzel para a sessão não ser transmitida pelo YouTube foi rejeitado. "Se estivéssemos sem YouTube, na chamada normalidade, como seria esse julgamento? Público. O instrumento hoje tecnológico de publicidade é YouTube, eu voto pela publicização pelo YouTube", disse Benedito Gonçalves.

A defesa de Witzel contesta o afastamento, alegando que a medida extrema foi tomada sem que o governador prestasse depoimento às autoridades. "O afastamento cautelar verificou-se no incurso do inquérito e lá no inquérito, o governador em momento algum foi ouvido. Sequer escreveu uma linha. Sequer a sua defesa fora intimada para isso ou aquilo", disse Nilson Naves, um dos advogados de Witzel.

A Corte Especial é formada por 15 dos 33 ministros mais antigos do tribunal. No julgamento, os ministros entenderam que são necessários um mínimo de 10 votos (quórum qualificado de 2/3) para que Witzel continue afastado do cargo de governador.

Os ministros Felix Fischer, João Otávio de Noronha, Jorge Mussi e Herman Benjamin se afastaram do caso, alegando suspeição ou impedimento. O presidente do STJ, Humberto Martins, convocou então quatro ministros substitutos para participar da sessão: Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira, Villas Bôas Cueva e Marco Buzzi. Um dos ministros substitutos teve de ser trocado - Paulo de Tarso Vieira Sanseverino avisou aos colegas que não poderia acompanhar a sessão. Como Cueva não compareceu, foi necessário convocar outro substituto: Sergio Kukina.

]]>
Do Estadão Conteúdo 1.116876 Wed, 2 Sep 2020 20:14:00 -0300
<![CDATA[Jair Bolsonaro inicia visita ao Vale do Ribeira nesta quinta-feira]]> https://www.atribuna.com.br/cidades/valedoribeira/jair-bolsonaro-inicia-visita-ao-vale-do-ribeira-nesta-quinta-feira-1.116871 O presidente Jair Bolsonaro irá realizar uma visita a municípios do Vale do Ribeira nesta semana. O roteiro começa nesta quinta-feira (3).

Segundo o irmão do presidente, Renato Bolsonaro, a primeira parada de Bolsonaro será em Tapiraí, às 9h. Depois, de acordo com a agenda presidencial, ele segue para Pariquera-Açu onde, às 11 horas, participa da apresentação de projeto sobre uma ponte no município. O evento será no estádio Municipal Lauro Lobo. Já às 13h, Bolsonaro segue para a cidade de Eldonado, onde passou a infância e a juventude.

Na sexta-feira (4), o presidente da República estará, às 9 horas, em Registro, onde irá visitar o complexo educacional Sesi e Senai. Por fim às 12 horas, ele irá visitar Itaóca. 

Em 3 de julho, durante live nas redes sociais, Jair Bolsonaro já havia citado a possibilidade de visitar a região. À época, ele citou os projetos para construções de pontes em Pariquera-Açu, Eldorado e Itaoca.

Esta é a segunda passagem de Jair Bolsonaro pelo Vale do Ribeira. A primeira aconteceu em junho do ano passado, quando ele visitou a mãe em Eldorado e depois passou pela cidade de Miracatu.

]]>
Por ATribuna.com.br 1.116871 Wed, 2 Sep 2020 20:00:00 -0300
<![CDATA[Programa Porto & Mar Negócios recebe Ricardo Arten e Fábio Siccherino; ASSISTA]]> https://www.atribuna.com.br/opiniao/maxwellrodrigues/programa-porto-mar-neg%C3%B3cios-recebe-ricardo-arten-e-f%C3%A1bio-siccherino-assista-1.116825 Hoje é um momento muito especial para mim. Uso esse espaço, essa coluna, com o intuito de compartilhar com vocês a imensa honra que é, a partir desta quarta-feira (2), passar a exibir o meu programa nas plataformas do Grupo Tribuna.

No Porto & Negócios #01, converso com Ricardo Arten, da BTP, e Fábio Siccherino. A pauta foi o desenvolvimento regional, do Porto de Santos, empregabilidade e o comportamento do mercado portuário pós-pandemia.

Além de estar disponível nesse espaço, o programa também estará permanentemente no Youtube do Grupo Tribuna e será chamado nas redes sociais do Grupo. Conto com você para que me envie sugestões de convidados, pautas, afinal, a interação com cada um de vocês que está comigo nesse espaço é fundamental.

Afinal, o Porto não para. O Porto é negócio. Mas, sem negócio, o Porto para!

]]>
Maxwell Rodrigues 1.116825 Wed, 2 Sep 2020 19:45:00 -0300
<![CDATA[Estado promete ações nas rodovias e mais policiais para evitar aglomeração nas praias ]]> https://www.atribuna.com.br/cidades/estado-promete-a%C3%A7%C3%B5es-nas-rodovias-e-mais-policiais-para-evitar-aglomera%C3%A7%C3%A3o-nas-praias-1.116874 O Governo Estadual confirmou, nesta quarta-feira (2), o apoio às prefeituras da Baixada Santista para ações conjuntas com objetivo de conscientizar os turistas sobre a importância da quarentena e de evitar aglomerações no feriado prolongado da Independência. Entre as medidas anunciadas estão abordagens de motoristas no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) e reforço da Polícia Militar para fiscalização das praias. O Estado afirma aguardar que os prefeitos encaminhem ofícios formalizando os pedidos.  

“As medidas poderão ser adotadas em três frentes. A Secretaria de Logística e Transporte vai atuar com ações de conscientização dos motoristas nas estradas estaduais. A Secretaria de Saúde disponibilizará 200 profissionais da Vigilância Sanitária para realização de orientações a cidadãos e estabelecimentos comerciais. Já a Secretaria de Segurança Pública prestará apoio aos municípios que solicitarem ampliação dos efetivos das polícias Militar e Rodoviária”, informa, em nota, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional.  

O Estado afirma que a conscientização da população para o distanciamento social e o uso de máscaras é fundamental para contenção das taxas de contaminação do coronavírus e preservação de vidas. Mas ressalta que “a fiscalização de estabelecimentos comerciais, assim como de praias e demais espaços turísticos municipais, é de responsabilidade das prefeituras”.  

Pedido no Condesb 

A resposta do Estado veio após pedido de ajuda dos prefeitos para evitar aglomerações nas praias, como aconteceu no último fim de semana. A solicitação foi feita em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), por videoconferência, realizada na terça-feira (1º). 

Os prefeitos da Baixada Santista pediram ao Governo Estadual a realização de uma operação especial na orla das nove cidades da região durante o próximo fim de semana prolongado, com o envio de policiais militares de outras regiões do Estado para apoiar o efetivo local e as guardas municipais.  

Os prefeitos pediram, ainda, ações voltadas à conscientização dos turistas nas rodovias que dão acesso às cidades da Baixada Santista, por meio de distribuição de máscaras, entrega de materiais informativos impressos, avisos em painéis e posts em redes sociais. 

O prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes (PSDB), diz que a formalização do pedido ao Estado já foi feita através do Condesb. Nesta quinta-feira (3), será encaminhado um novo ofício, por meio da Associação dos Prefeitos das Cidades Estância do Estado (Aprecesp). Gomes já presidiu a entidade e ainda é membro da diretoria, enquanto primeiro tesoureiro. Nesta quarta, a Aprecesp fez reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

]]>
Maurício Martins 1.116874 Wed, 2 Sep 2020 19:32:00 -0300
<![CDATA[PGR pede a Gilmar que mande Queiroz e Márcia de volta à prisão]]> https://www.atribuna.com.br/noticias/atualidades/pgr-pede-a-gilmar-que-mande-queiroz-e-m%C3%A1rcia-de-volta-%C3%A0-pris%C3%A3o-1.116870 O imbróglio judicial envolvendo a prisão do ex-assessor Fabrício Queiroz e de sua mulher, Márcia Aguiar, ganhou mais um capítulo. A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou manifestação ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo que o casal seja mandado de volta à cadeia no caso das rachadinhas.

A informação sobre o documento, assinado pelo subprocurador Roberto Thomé em 20 de agosto, foi incluída nesta terça-feira (1), no sistema eletrônico do STF. Como o caso está sob sigilo, a íntegra da manifestação não foi disponibilizada.

A assessoria de imprensa da PGR informou que o subprocurador pede o reestabelecimento da decisão monocrática do juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio, que decretou a prisão de Queiroz e Márcia por suspeita de obstrução das investigações sobre o suposto esquema de desvio de salários no gabinete do então deputado Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio.

Na ocasião, o ex-assessor foi detido na casa de Frederick Wassef, então advogado de Flávio Bolsonaro, em Atibaia, no interior de São Paulo, e mandado ao presídio de Bangu 8, na zona oeste do Rio.

O casal conseguiu a substituição pela prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, desde que foi beneficiado por uma decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, proferida em julho durante o recesso do Judiciário. O parecer provocou críticas dentro do tribunal por beneficiar Márcia, até então uma foragida da Justiça.

Noronha atendeu habeas corpus apresentado pela defesa do ex-assessor, alegando motivos de saúde: Queiroz se recupera de um câncer. O advogado Paulo Emílio Catta Preta também questionava as justificativas do Ministério Público do Rio para embasar o pedido de prisão, afirmando que se tratavam de ilações que ignoravam a contemporaneidade dos fatos.

A determinação de Noronha chegou a ser derrubada pelo relator do caso na Corte, ministro Félix Fischer, na volta dos trabalhos no STJ, mas antes que os novos mandados de prisão preventiva pudessem ser cumpridos, Gilmar Mendes decretou a manutenção do regime domiciliar.

"Fatos antigos não autorizam a prisão preventiva, sob pena de esvaziamento da presunção de inocência", escreveu o ministro no parecer proferido no último dia 14.

]]>
Do Estadão Conteúdo 1.116870 Wed, 2 Sep 2020 19:16:00 -0300
<![CDATA[PF pede prorrogação do inquérito Moro contra Bolsonaro]]> https://www.atribuna.com.br/noticias/atualidades/pf-pede-prorroga%C3%A7%C3%A3o-do-inqu%C3%A9rito-moro-contra-bolsonaro-1.116867 A Polícia Federal enviou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (2), pedindo uma nova prorrogação, por 30 dias, do inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentou interferir politicamente na corporação.

A investigação foi aberta no final de abril a partir de informações apresentadas pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que deixou o governo acusando o presidente de substituir nomeados em cargos estratégicos da PF para blindar familiares e aliados de investigações. Bolsonaro nega as acusações.

O decano Celso de Mello, que conduz o inquérito e precisa dar aval à extensão dos trabalhos, segue de licença médica. Ele também precisa decidir sobre o depoimento de Bolsonaro. O pedido para ouvir o presidente é uma das últimas medidas que ainda faltam ser cumpridas na investigação e partiu da delegada Christiane Correa Machado, que lidera o caso. Em ofício ao Supremo, ela afirmou que as investigações 'se encontram em estágio avançado, razão pela qual nos próximos dias torna-se necessária a oitiva' do presidente.

Em junho, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu que Bolsonaro possa escolher a forma como prefere depor.

Até o momento, o próprio Sérgio Moro, ministros palacianos, delegados e superintendentes da Polícia Federal e a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) foram ouvidos no processo.

A investigação pode levar à apresentação de uma denúncia contra o presidente da República e, consequentemente, seu potencial afastamento do cargo caso o Congresso dê aval ao prosseguimento da acusação.

]]>
Do Estadão Conteúdo 1.116867 Wed, 2 Sep 2020 19:00:00 -0300
<![CDATA[Ex-Santos, Cicinho vai estrear na quinta pela seleção da Bulgária: 'É uma honra']]> https://www.atribuna.com.br/esportes/maisesportes/ex-santos-cicinho-vai-estrear-na-quinta-pela-sele%C3%A7%C3%A3o-da-bulg%C3%A1ria-%C3%A9-uma-honra-1.116863 Mais um jogador brasileiro vai estrear em breve com a camisa de outro país. Há cinco anos no Ludogorets Razgrad, da Bulgária, o lateral-direito Cicinho, ex-Santos e Ponte Preta, acaba de se naturalizar e viverá a emoção de defender pela primeira vez a equipe nacional nesta quinta-feira (3). Os búlgaros vão entrar em campo na capital, Sofia, diante da Irlanda, pela Liga das Nações da Uefa, com o paraense de 31 anos no elenco.

Revelado pelo Remo, Cicinho se destacou principalmente no futebol paulista pela Ponte Preta e depois pelo Santos, onde foi campeão paulista em 2015. No mesmo ano, o jogador aceitou a proposta de se transferir para a Bulgária e agora, em 2020, colhe os principais resultados desta decisão. Pentacampeão búlgaro pelo Ludogorets Razgrad, o lateral-direito concluiu o processo de naturalização e foi convocado para defender a seleção.

"Como acabei de completar cinco anos no país, posso defender a equipe. É uma honra muito grande para mim representar um país que me recebeu tão bem. Quando tive a chance e fui convocado, não pensei duas vezes em aceitar", contou ao Estadão. O lateral-direito recebeu a chance na seleção da Bulgária dada pelo treinador Georgi Dermendzhiev, o mesmo que o trouxe do futebol brasileiro em 2015. Além de enfrentar a Irlanda, a seleção búlgara encara na sequência o País de Gales, também pela Liga das Nações da Uefa.

A presença de brasileiros em campo por outras seleções é algo bem comum no futebol internacional. Somente na última Copa do Mundo, em 2018, foram seis casos: Thiago Cionek (Polônia), Mário Fernandes (Rússia), Pepe (Portugal) e Thiago Alcântara, Rodrigo e Diego Costa (Espanha). Outros tantos já fizeram o mesmo anteriormente como Deco (Portugal), Wagner Lopes (Japão), Éder e Thiago Motta (Itália) e Paulo Rink, Cacau e Kevin Kuranyi (Alemanha). Pela Bulgária, Cicinho será o quarto brasileiro a defender o país. Antes dele, Marquinhos, Marcelinho e Wanderson tiveram oportunidade.

Cicinho, Marcelinho e Wanderson têm em comum na carreira a passagem pelo Ludogorets Razgrad, clube comandado por um rico empresário búlgaro da indústria farmacêutica e fã do futebol brasileiro. A equipe passou anos na segunda divisão até se transformar em uma potência do futebol local graças à vinda de brasileiros. "O nosso time é muito respeitado na Bulgária. Depois que subiu para a primeira divisão, foram nove títulos em 10 anos", contou o lateral-direito.

Embora não seja totalmente fluente em búlgaro, Cicinho consegue se comunicar com os companheiros e foi bem recebido pelos novos colegas. A maioria do elenco atua no próprio futebol do país. "Eu não enfrentei nenhum tipo de resistência ou preconceito ao ser convocado. Todos me deram os parabéns, porque imaginavam que eu teria chance. Como todo jogador, sempre sonhei em representar uma nação e vou conseguir realizar esse objetivo", disse Cicinho.

O lateral-direito garante já estar bastante adaptado à cultura do país, apesar do frio. Cicinho disse gostar principalmente da segurança e até ficou surpreso anos atrás quando conseguiu encontrar nos supermercados alimentos de que mais sentia falta. "Como sou paraense, sentia falta de tomar açaí. Agora já encontro por aqui nos supermercados. Até que é bom", contou. Outro produto bastante procurado por ele é a carne para churrasco.

]]>
Do Estadão Conteúdo 1.116863 Wed, 2 Sep 2020 18:42:00 -0300
<![CDATA[Primeira reunião entre representantes de Messi e o Barcelona termina sem acordo]]> https://www.atribuna.com.br/esportes/maisesportes/primeira-reuni%C3%A3o-entre-representantes-de-messi-e-o-barcelona-termina-sem-acordo-1.116862 O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, se reuniu nesta quarta-feira (2) com Jorge Messi, pai de Lionel Messi, e reiterou sua postura. Na reunião, o dirigente afirmou que não tem nenhuma intenção de negociar a saída do craque argentino nesta temporada. As duas partes foram cordiais, mas nenhum dos dois lados cedeu.

Segundo a imprensa espanhola, a reunião ocorreu na sede do clube catalão e durou cerca de uma hora e meia. Além de Bartomeu e Jorge Messi, o encontro teve as presenças do diretor do Barcelona, Javier Bordas, do irmão de Messi, Rodrigo, e de um advogado da família.

Antes do encontro, no desembarque em Barcelona, cercado por muitos jornalistas, o pai de Messi respondeu rapidamente a inúmeras perguntas e indicou que a decisão de sair do clube catalão é irreversível. "Difícil que continue", enfatizou.

O clube deixou claro aos representantes de Messi que deseja que o camisa 10 cumpra seu contrato, que se encerra em junho de 2021 No contrato do craque argentino, há uma multa rescisória estipulada em 700 milhões de euros (R$ 4,6 bilhões).

Os representantes do atacante, no entanto, entendem que Messi pode sair sem pagar a multa, invocando uma cláusula contratual que lhe permite ir embora ao final desta última temporada, encerrada recentemente e postergada em razão da pandemia de covid-19. Mas o clube considera que o uso dessa prerrogativa expirou em 10 de junho, levando em conta a data em que terminaria a temporada europeia oficialmente.

Bartomeu quer que Messi permaneça e propôs que o contrato do jogador seja ampliado por mais duas temporadas. O dirigente tenta convencer o argentino de voltar aos treinos - ele faltou nas três primeiras sessões de treinamento do Barcelona, agora comandado por Ronald Koeman, além de também não ter se reapresentado junto com o elenco no último domingo, data em que os atletas foram submetido aos testes de coronavírus.

O clube catalão confia que o ainda capitão do time reconsidere sua postura e concorde em estender seu contrato além desta temporada. Segundo a imprensa da Espanha, por ora, não está previsto um segundo encontro.

O atacante expressou na semana passada o desejo de deixar o Barcelona. A imprensa europeia divulgou nos últimos dias que o jogador tem negociações com o Manchester City, comandado pelo técnico Pep Guardiola. Paris Saint-Germain e Juventus também aparecem como possíveis destinos de Messi.

Ele está no clube há duas décadas e mudou o patamar da equipe, com mais de 30 títulos e inúmeros prêmios e recordes individuais

]]>
Do Estadão Conteúdo 1.116862 Wed, 2 Sep 2020 18:25:00 -0300
<![CDATA[Segunda temporada de 'The Mandalorian' estreia em outubro]]> https://www.atribuna.com.br/variedades/popart/segunda-temporada-de-the-mandalorian-estreia-em-outubro-1.116860 A saga de Baby Yoda já tem data para recomeçar. A Disney + confirmou nesta quarta-feira (2), a data de lançamento da segunda temporada da série The Mandalorian. A produção deve chegar no catálogo fim de outubro. "Este é o dia. Novos episódios começam a ser transmitidos no dia 30 de outubro", anunciou em sua conta no Twitter.

A série é fruto da expansão da saga Star Wars e trouxe na primeira temporada a vida de um caçador de recompensas que se depara com o queridinho da internet, Baby Yoda.

A plataforma já anunciou que chega no Brasil no dia 17 de novembro, pouco tempo depois da estreia de The Mandalorian. A Disney + trará filmes e séries de Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic.

]]>
Do Estadão Conteúdo 1.116860 Wed, 2 Sep 2020 18:09:00 -0300
<![CDATA['A Força do Querer', próxima novela das 9, ganha data de estreia]]> https://www.atribuna.com.br/variedades/popart/a-for%C3%A7a-do-querer-pr%C3%B3xima-novela-das-9-ganha-data-de-estreia-1.116858 A reprise da novela A Força do Querer teve sua data de estreia anunciada pela Globo para o próximo dia 21 de setembro, uma segunda-feira. Desta forma, o último capítulo de Fina Estampa vai ao ar em 18 de setembro.

A trama que retorna ao ar ficou marcada por personagem como Bibi Perigosa, de Juliana Paes, e Ivana, de Carol Duarte, que se descobria transgênero ao longo dos capítulos, e Ritinha, interpretada por Isis Valverde.

A Força do Querer foi escolhida a melhor novela do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 2017, quando conquistou a maior audiência média da emissora desde Avenida Brasil em São Paulo. A novela também contou com uma participação especial da cantora Pabllo Vittar.

Amor de Mãe, novela das 9 que foi interrompida por conta da pandemia do novo coronavírus, já retomou suas gravações, mas tem a estreia de sua retomada prevista somente para 2021.

]]>
Do Estadão Conteúdo 1.116858 Wed, 2 Sep 2020 17:47:00 -0300
<![CDATA[Assaltante é preso com celular e arma falsa no Centro de São Vicente]]> https://www.atribuna.com.br/noticias/policia/assaltante-%C3%A9-preso-com-celular-e-arma-falsa-no-centro-de-s%C3%A3o-vicente-1.116836 Um homem foi preso após roubar uma mulher na praia do Irararé, em São Vicente. O suspeito estava carregando uma réplica de uma pistola e um celular.

A ação ocorreu quando equipes da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam), perceberam que um sujeito de bicicleta demonstrou nervosismo após perceber a presença dos policiais que estavam em patrulhamento no Centro de São Vicente.

Ao ser abordado, a equipe localizou o celular e o simulacro de pistola e o suspeito confessou que havia roubado uma mulher na praia do Itararé.

A vítima do assalto compareceu à Delegacia de Polícia e reconheceu o suspeito como o autor do roubo.

]]>
Por ATribuna.com.br 1.116836 Wed, 2 Sep 2020 17:26:00 -0300
<![CDATA[Filhote de baleia jubarte é encontrado morto em Boracéia]]> https://www.atribuna.com.br/noticias/natureza/filhote-de-baleia-jubarte-%C3%A9-encontrado-morto-em-borac%C3%A9ia-1.116844 Uma baleia jubarte juvenil em avançado estado de decomposição foi encontrada em Boracéia, em São Sebastião, nesta quarta-feira (2). O Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, através da sua equipe de campo do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi acionada e atendeu a ocorrência.

A baleia media cerca de 8,5 metros, e em sua carcaça havia marcas de predação, possivelmente de tubarão-charuto ( Isistius brasiliensis ).  A equipe da Unidade de Estabilização do Argonauta que executa o PMP-BS Área São Paulo realizou a necropsia, coletou amostras do animal para DNA, e posteriormente o animal foi enterrado pela prefeitura.

Nesta semana, outro filhote de jubarte de cerca de 7 metros também foi encontrado morto e foi atendido pela equipe PMP-BS/Área SP do Instituto Argonauta. O animal foi encontrado na praia de Juquehy, no mesmo município. A causa da morte não pôde ser detectada e será investigada através dos exames complementares.

Geralmente as jubartes migram da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para fins de reprodução e amamentação, em busca de águas mais quente e limpas, e por isso são avistadas na região do Litoral Norte.

]]>
Por ATribuna.com.br 1.116844 Wed, 2 Sep 2020 17:05:00 -0300
<![CDATA[Moradores de Itanhaém reclamam de descaso em rua do bairro Grandesp]]> https://www.atribuna.com.br/noticias/vcnaat/moradores-de-itanha%C3%A9m-reclamam-de-descaso-em-rua-do-bairro-grandesp-1.116685 As condições da Rua Hermínia Dias Matos, no bairro Jardim Grandesp, em Itanhaém, têm deixado muitos moradores insatisfeitos. Os munícipes reclamam do mato alto, buracos, falta de asfalto e iluminação, bueiros entupidos e alagamentos em dias de chuva. Os moradores disseram que já procuraram a prefeitura, mas nada foi feito.

Essa sugestão de reportagem foi feita pela internauta Raquel Lilia dos Reis. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.

A administradora de empresas alega que a rua tem apenas duas bocas de lobo, que não conseguem escoar a água, deixando os moradores com dificuldade para sair de casa. Segundo ela, as pessoas são obrigadas a pisar na água e o risco de pegar doenças é preocupante.

Raquel ainda conta que a rua não é asfaltada e que o solo está com buracos, deixando os moradores preocupados que algum acidente aconteça. Além disso, ela conta que já procurou a ouvidoria municipal, mas nada foi feito “Estamos pagando IPTU, está tudo em dia, e a gente solicita melhorias para o nosso bem”, diz.

Moradores têm medo que alguem se machuque nos buracos da rua. (Foto: Arquivo Pessoal)

Antônio Garcia Moreno mora na mesma rua e diz que em dias de muita chuva nem mesmo caminhões conseguem passar pelo local. Além disso, ele reclama também de muito mato alto. O morador conta que todas as ruas do entorno estão pavimentadas, sobrando apenas essa.

O que diz a prefeitura?

A Prefeitura de Itanhaém esclarece que a Rua Hermínia Dias Matos, localizada no bairro Grandesp, recebeu o trabalho de roçada na semana passada pela equipe da Secretaria de Serviços e Urbanização. Os servidores da pasta irão ao local em até 30 dias para realizar a limpeza da vala. Também disseram que existe um projeto em curso para a instalação de quatro pontos de luz na via. Quanto à pavimentação da via, há um estudo do Governo Municipal para um projeto futuro com esse serviço.

No entanto, a Administração Municipal faz um alerta para que os moradores não joguem lixo nas ruas, pois o descarte irregular de resíduos dificulta o escoamento da água da chuva e aumenta o risco de enchente.

]]>
Por ATribuna.com.br 1.116685 Wed, 2 Sep 2020 16:45:00 -0300