VLT e ônibus intermunicipais lançam sistema de biometria facial para evitar fraudes

Segundo a EMTU, sistema foi implantado nos 523 veículos da frota metropolitana e também nas catracas das estações do Veículo Leve sobre Trilhos

Por: De A Tribuna On-line  -  04/09/19  -  21:09
  Foto: Luigi Bongiovanni/Arquivo

A partir desta quarta-feira (4), os ônibus intermunicipais da Baixada Santista e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) passam a contar com sistema de reconhecimento biométrico facial. A medida tem como principal objetivo evitar fraudes no uso de cartões transporte que oferecem gratuidade.


O novo sistema permite comparar a imagem do beneficiário da gratuidade no cartão com a do passageiro registrada no momento em que ele passa pela catraca. A partir daí, o software confronta as imagens e afere a probabilidade de semelhança, identificando possíveis fraudes.


A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou que os equipamentos utilizados para captura dos dados faciais dos passageiros já foram instalados nos 523 veículos da frota metropolitana e também nas catracas nas estações do VLT.


"A melhoria da gestão e dos serviços públicos passa hoje obrigatoriamente por inovações tecnológicas. Esse sistema de reconhecimento facial vai permitir um controle mais adequado da gratuidade de tarifas nos ônibus metropolitanos e no VLT", afirma o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.


O benefício da gratuidade é concedido a estudantes, idosos e pessoas com deficiência. O usuário que for flagrado utilizando um cartão gratuito irregularmente poderá ter o benefício suspenso por 6 a 12 meses ou até cancelado.


Logo A Tribuna
Newsletter