Videoconferência debate ações para o meio ambiente na Baixada Santista

Encontro contou com a participação de secretários municipais, do deputado estadual Caio França (PSB), e os deputados federais Rosana Valle (PSB-SP) e Rodrigo Agostinho (PSB-SP)

Por: Por ATribuna.com.br  -  03/06/20  -  23:50
Videoconferência foi realizada na segunda-feira
Videoconferência foi realizada na segunda-feira   Foto: Reprodução

Uma videoconferência foi realizada, na última segunda-feira (1), para debater ações voltadas ao meio ambiente na Baixada Santista.


O encontro virtual foi organizado pela deputada federal Rosana Valle (PSB-SP) e contou com as participações do deputado estadual Caio França (PSB), do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Ambientalista no Congresso, Rodrigo Agostinho (PSB-SP), além dos secretários municipais da pasta.


Estiveram presentes os secretários de Meio Ambiente de Santos, Márcio Paulo; de Cubatão, Alan Clemente; de São Vicente, Silmara Casadei; de Guarujá, Sidnei Aranha,  além dos ex-secretários da pasta de Santos, Marcos Libório, e de São Vicente, Gustavo Palmieri e Vitor Vitório.


Entre as propostas debatidas estiveram ações conjuntas das cidades da Baixada na fiscalização e proteção do meio ambiente, com a utilização dos recursos provenientes de multas de infrações ambientais cometidas na região. Também foram temas da discussão a avaliação de quanto a região recebe de ICMS Ecológico, a compensação por manter extensas áreas preservadas sem uso econômico, e a necessidade de um combate mais eficiente às invasões das áreas de preservação.


Rosana fez um relato sobre os desafios ambientais da Baixada Santista, falou sobre seu projeto que proíbe cavas subaquáticas de resíduos nos estuários da região e do Brasil e incentivou a união das ações em tornos dos problemas comuns.  


Rodrigo Agostinho colocou-se à disposição dos secretários e sugeriu que façam projetos para as necessidades que virão na pós-pandemia. “O setor do Meio Ambiente tem sofrido perda de recursos com a pandemia e sua estrutura hoje está ainda mais deficiente para enfrentar os desafios da preservação. Vamos lutar, com a deputada Rosana, para fortalecer o setor, principalmente em uma região sensível como a Baixada”, disse Agostinho.


Logo A Tribuna
Newsletter