Vereadores da Baixada Santista cobram Hospital Público Veterinário

Campanha é capitaneada pela Uvebs. Construção do equipamento na Baixada Santista é respaldado por lei estadual sancionada em dezembro de 2018

Por: Por ATribuna.com.br  -  20/08/20  -  01:59
Lei estadual garante atendimento veterinário gratuito aos animais de pequeno porte
Lei estadual garante atendimento veterinário gratuito aos animais de pequeno porte   Foto: Fábio Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil

Assegurada por uma lei estadual de 2018, a construção de um hospital público veterinário na Baixada Santista ainda não saiu do papel. Para que o equipamento para a saúde e bem estar dos pets seja instalado por aqui, a União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) deu início a uma campanha regional. 


A iniciativa é encabeçada pelos vereadores da causa animal Cadu Barbosa (PDT, Praia Grande) — ex-presidente da Uvebs — e Gustavo Palmieri (PSB, São Vicente). Eles citam a Lei 16.921/2018, que autoriza o Poder Executivo Estadual a construir um Hospital Público Veterinário na região como o principal norte da mobilização. 


A legislação garante atendimento veterinário gratuito aos animais de pequeno porte cujo proprietário receba até um salário mínimo ou esteja inscrito em algum programa social. A medida beneficiaria responsáveis por pet das nove cidades da Baixada Santista com consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação.  


Para execução, o governo do Estado poderá celebrar convênios com prefeituras, instituições de ensino, empresas privadas, órgãos públicos e organizações não governamentais. Contudo, os vereadores citam que pouca coisa avançou deste a edição da legislação.


Segundo o presidente em exercício da Uvebs, Pedro Garofalo, a iniciativa é válida. “Os vereadores defendem a construção deste hospital em Praia Grande, por questões geográficas, mas sabemos que trará benefícios para a toda a Região, principalmente para a população mais carente, culminando no bem-estar animal”.  


Logo A Tribuna
Newsletter