Vereador critica empurra-empurra de estado e prefeitura sobre reforma da Ponte dos Barreiros

Gil do Conselho (PSDB) afirmou em entrevista que moradores da Área Continental precisam de respostas sobre situação da estrutura

Por: De A Tribuna On-line  -  30/11/19  -  10:04
Ponte Jornal A Tribuna, a Ponte dos Barreiros, em São Vicente
Ponte Jornal A Tribuna, a Ponte dos Barreiros, em São Vicente   Foto: Carlos Nogueira/AT

Os episódios recentes que envolvem a Ponte Jornal A Tribuna, a Ponte dos Barreiros, em São Vicente, são vistos com grande preocupação, também, pelo Legislativo da cidade. O vereador Gil do Conselho (PSDB) mostrou indignação no que diz respeito ao ‘jogo de empurra-empurra’ entre prefeitura e estado sobre a responsabilidade para obras e reformas estruturais na ponte.


O mais recente capítulo do imbróglio referente à Ponte dos Barreiros ficou por conta da decisão judicial que determinou o bloqueio total da estrutura para o tráfego de veículos, que ocorreu a partir das 7h deste sábado (30).


O tucano criticou as divergências entre Governo do Estado e prefeitura quando o assunto é a reforma da ponte.


"Não precisamos mais de culpados, desse jogo de empurra-empurra do estado e da prefeitura. O dever agora é do estado, é do município, é de todos nós. Isso precisa ser resolvido. Os moradores da Área Continental querem respostas", afirmou em entrevista à Rádio Nova FM.


"A preocupação como vereador, e também como morador, é qual ação será tomada agora. Falava disso desde maio, de como seria feito o processo de recuperação da estrutura da ponte. Temos que unir forças da região metropolitana. Imagine o caos que se irá se instalar, o reflexo que terá para as cidades de Praia Grande, Mongaguá e demais municípios do Litoral Sul", completou o parlamentar.


Vereador manifestou indignação diante de 'briga' entre estado e prefeitura a respeito da situação da Ponte dos Barreiros
Vereador manifestou indignação diante de 'briga' entre estado e prefeitura a respeito da situação da Ponte dos Barreiros   Foto: Divulgação

Respostas


O Governo de São Paulo, por meio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU-SP), afirmou, em nota, que contratou os serviços do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para avaliação técnica das condições estruturais, funcionais e a durabilidade da Ponte dos Barreiros. O laudo, divulgado na quarta-feira, resultou na interdição total do tráfego de veículos na ponte.


O estado reitera que "é de responsabilidade do município a administração e recuperação rodoviária e estrutural da Ponte dos Barreiros. Cabe exclusivamente à prefeitura a adoção de medidas de restrição de tráfego ou interdição do local. A gestão estadual está à disposição do município para prestar apoio no que for necessário. É importante esclarecer que o estado é responsável exclusivamente pela parte férrea e atualmente não utilizada, que fica paralela à ponte rodoviária, para futura implantação do terceiro trecho do VLT".


Por sua vez, a Prefeitura de São Vicente, também em nota, disse que "o Instituto de Pesquisas Tecnológicas [IPT] não fez laudo sugerindo a interdição da Ponte A Tribuna, popularmente chamada Ponte dos Barreiros, que é de responsabilidade do estado. A informação foi confirmada nesta quarta-feira [27], à Prefeitura de São Vicente, por representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo [EMTU]".


Logo A Tribuna
Newsletter