Vendaval de até 75 km/h atinge Baixada Santista nesta quarta-feira e provoca ressaca

Passagem de uma frente fria vai derrubar as temperaturas, trazer chuvas e vendaval à Baixada Santista. Dersa informa possível 'impacto" nos serviços devido à mudança climática

Por: Por ATribuna.com.br  -  28/07/20  -  18:26
Vendaval pode gerar impactos no sistema de travessias marítimas, informa a Dersa
Vendaval pode gerar impactos no sistema de travessias marítimas, informa a Dersa   Foto: Carlos Nogueira/AT

A aproximação e a passagem de uma frente fria vão derrubar as temperaturas e trazer chuvas para a Baixada Santista a partir de desta quarta-feira (29). E a mudança climática criará condições para vendaval e ressaca na faixa do litoral paulista, alerta o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). Ventos de até 75 km/h são esperados entre a tarde desta terça-feira (28) e noite de quarta.  


Conforme os dados do órgão da Marinha do Brasil, ventos de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 75 km/h (40 nós), vão soprar no quadrante entre o litoral dos estados de Santa Catarina ao do Rio de Janeiro. 


Em nota, a Dersa – empresa estatal responsável pelas travessias marítimas no Estado – informou que os ventos fortes previstos para a região “podem impactar nos sistemas de travessias litorâneas, causando lentidão ou interrupção dos serviços”.  


O vendaval é esperado com a aproximação de uma frente fria, vinda da região Sul, que se aproxima da Baixada Santista. O fenômeno climático vai derrubar as temperaturas na região nos próximos dias. 


Os modelos matemáticos do Instituto Climatempo indicam chances de até 60% de chuvas para esta quarta-feira (29). As temperaturas caem, variando entre 18º e 21º. Na quinta-feira (30), a probabilidade de precipitação se eleva para 70% e termômetros não passam dos 20º. 


Logo A Tribuna
Newsletter