Vendas nos supermercados durante a Páscoa caem 1,1% na Baixada Santista, diz Apas

Apesar da retração, setor comemora o resultado, pois superou as projeções de um tombo superior a 8,8% devido ao coronavírus

Por: Eduardo Brandão  -  15/04/20  -  19:55
Vendas no período superaram as previsões de uma queda de 8,8%
Vendas no período superaram as previsões de uma queda de 8,8%   Foto: Nirley Sena/AT

A crise econômica provocada pela escalada do novo coronavírus mudou o comportamento do consumidor em relação à Páscoa. Os supermercados da Baixada Santista tiveram uma queda de 1,1% no volume de vendas de produtos do segmento, em relação ao igual feriado do ano passado. Apesar da retração, o setor comemora o resultado, pois superou as projeções de um tombo superior a 8,8%.


O resultado regional é mais de três vezes acima do registrado no estado. Segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), as vendas de chocolates e demais itens de Páscoa fecharam em queda de -3,7%, na comparação ao ano passado. “O motivo [do resultado] é o contexto econômico atual, no qual famílias voltaram seus gastos para produtos básicos, higiene e limpeza”, diz a entidade.


O número apurado, contudo, superou as projeções da entidade, após avanço da Covid-19, que era de uma retração de 8,5% no estado. Anterior à pandemia, o setor esperava uma elevação de 2,2% nas vendas. A projeção é baseada em itens típicos para esta época do ano, que inclui bombons, ovos de Páscoa, barras e tabletes de chocolate, refrigerantes, cerveja, vinho e peixes.


“Essa melhora na previsão aconteceu por causa do aumento do movimento presencial nas lojas, durante a semana santa. A Grande São Paulo, Baixada Santista e regiões de Bauru, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba e Araçatuba registraram melhoras nas projeções anteriores da Apas”, cita a entidade, em nota.


Ainda conforme a entidade, a Baixada Santista obteve a terceira melhor vendagem no período no estado. Ficou atrás, somente, das regiões de Marília, no Centro-Oeste Paulista, que teve aumento de 4,3%, e de Ribeirão Preto, no Noroeste do estado, com uma elevação de 2,7%.


Vendas se estabilizam


Após um aumento expressivo nos primeiros 10 dias da quarentena da Covid-19, as vendas nos supermercados se estabilizaram na última semana. A Apas cita que as vendas na grande São Paulo caíram 11%, enquanto no Interior a retração foi de 19%, entre sexta-feira (10) e domingo (12).


Desde o dia 7 de abril, quando as vendas haviam crescido 45,1% (semana anterior à Páscoa), o movimento presencial nas lojas tem apresentado queda. “A Apas sugere aos consumidores que não estoquem produtos e não comprem além de suas necessidades do mês, como forma de ajudar na manutenção dos preços e permitir o abastecimento à maior parte da população. Importante também buscar produtos substitutos que podem estar com preços menores”, aconselha.


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