Tartaruga é resgatada após ficar presa em cerco de pesca no litoral de SP

Animal da espécie cabeçuda tinha ferimentos e foi levada para avaliação clínica

Por: Por ATribuna.com.br  -  07/11/20  -  15:45
Tartaruga foi resgatada com ferimentos e levada para avaliação clínica
Tartaruga foi resgatada com ferimentos e levada para avaliação clínica   Foto: Divulgação/IPeC

Uma tartaruga-cabeçuda foi resgatada após ter sido encontrada presa a um cerco de pesca (Caretta caretta) em uma praia da Cananéia, no Vale do Ribeira. Equipes do Instituto de Pesquisas de Cananéia (IPeC) realizaram o resgate do animal que apresentava ferimentos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços


Pescadores que estavam na área chamada Porto Cubatão, dentro do estuário de Cananéia, localizaram o animal dentro de um cerco fixo de pesca. Ao avistar a tartaruga, os pescadores acionaram as equipes do IPeC, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).


O resgate demandou bastante trabalho para a equipe do IPeC, devido ao tamanho do animal, tanto que contou com apoio dos próprios pescadores. Após algumas manobras, a tartaruga saiu do cerco e foi colocada em um barco para poder ser aliviado.


Durante avaliação, os biólogos constataram que a tartaruga estava com um corte na boca, além de ter encontrado ectoparasitas (sanguessugas).


Por essa razão, as equipes encaminharam o animal ao Centro de Reabilitação e Despetrolização, para avaliação mais detalhada, além de receber o tratamento adequado para, então, estar apta a retornar à natureza.


Logo A Tribuna
Newsletter