EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

14 de Outubro de 2019

Ponte cede devido a peso de caminhão e isola área de turismo no Vale do Ribeira

Estrutura, localizada sobre o Rio Betari, dá acesso ao núcleo Ouro Grosso, que pertence ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), em Iporanga

Uma ponte cedeu após um caminhão tentar fazer a travessia, na manhã deste sábado, em Iporanga, no Vale do Ribeira. A estrutura, construída em madeira, não resistiu ao peso do veículo, que caiu no rio. Segundo informações do portal de notícias G1, o motorista foi socorrido e passa bem.

A ponte sobre o Rio Betari dá acesso ao núcleo Ouro Grosso, que pertence ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), localizado no bairro Serra. Por causa do acidente, os veículos estão impedidos de seguir viagem. Moradores e turistas aproveitaram o baixo volume de água no rio para fazer a travessia a pé. 

O caminhão foi retirado do local por volta das 15h30. Equipes da Secretaria de Obras trabalham em uma passagem alternativa para que os veículos possam passar.

Em entrevista ao G1, o prefeito Valmir da Silva (PSDB), afirmou que o município aguarda recursos oriundos do Governo de São Paulo para ter uma estrutura definitiva, feita em concreto, no local. construir uma ponte de concreto no local. Ainda não há prazo de quando a ponte deve ser recolocada.

Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que foi acionada para atendimento a ocorrência de tombamento de caminhão com carregamento de areia, após ceder a ponte de acesso ao Núcleo Ouro Grosso, no Vale do Betari, interior do Estado. O laudo está em elaboração.

A Fundação Florestal interditou a entrada do Núcleo, que está localizada em área externa ao Petar, e já solicitou os materiais para iniciar os reparos na ponte até próxima segunda-feira (24).

Moradores e turistas ficaram a pé após ponte ceder em Iporanga (Foto: Kètilen Rodrigues Monteiro/Arquivo pessoal)