EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

5 de Agosto de 2020

Lobo-marinho debilitado é encontrado em praia do Litoral Sul

Com lesão na extremidade da língua, mamífero foi visto descansando na faixa de areia em uma praia de Ilha Comprida

Um lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis) foi encontrado na faixa de areia de uma praia em Ilha Comprida, no LitoVale do Ribeira, na manhã de quarta-feira (24). O animal foi resgatado e passará por tratamento e reabilitação até poder retornar ao seu habitat natural.

Inicialmente, populares localizaram o animal descansando na faixa de areia, do lado norte da praia de Ilha Comprida. Equipes do Instituto de Pesquisas de Cananéia (IPeC) foram até o local para checar o estado de saúde do lobo-marinho.

Ainda na praia, equipes de resgate viram o animal - que parecia estar descansando - e fizeram uma avaliação e constataram uma lesão na extremidade na língua. Por conta disso, ele foi levado ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Cananéia.

Segundo o IPeC, este é o primeiro animal da espécie que será tratado no Centro de Reabilitação. A instituição informou que o mamífero seguirá com o tratamento até estar 100% recuperado para poder ser liberado.

O IPeC é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) que é uma condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Animal foi resgatado por equipes do IPeC (Foto: Divulgação/IPeC)
Tudo sobre: