EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

17 de Julho de 2019

Hospital de Registro realiza 1ª cirurgia cardíaca 'sem sangue' no Vale do Ribeira

Paciente passou por revascularização do miocárdio com técnica que prevê a circulação do sangue fora do coração e pulmão

O Hospital Regional de Registro (HRR) realizou, na última sexta-feira (14), a primeira cirurgia cardíaca "sem sangue" na história do SUS no Vale do Ribeira. A técnica prevê a "circulação extracorpórea", permitindo que a operação seja feita com o sangue circulando em tubos externos, fora do coração e do pulmão do paciente.

Durante a cirurgia de revascularização do miocárdio, o sangue foi desviado para uma bomba oxigenadora, que o devolveu ao paciente sem passar pelos órgãos vitais. Dessa forma, foi possível que o cirurgião realizasse delicadas suturas das pontes de safena ou mamária.

O procedimento foi realizado por uma equipe de 15 profissionais, liderada pelo coordenador de Cardiologia do HRR, Alfredo Fiorelli, e teve duração de quase sete horas. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, de 56 anos, recebeu alta da UTI na segunda-feira (17), três dias depois.

O paciente foi encaminhado ao hospital via Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross), com quadro de insuficiência coronariana e obstrução grave de coronária, sendo preparado e operado de forma rápida.