EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

21 de Agosto de 2019

Baleia jubarte de duas toneladas é encontrada morta em Ilha Comprida

Equipes do Instituto de Pesquisas de Cananéia (IPeC) encontraram mamífero macho juvenil no domingo, na faixa de areia

Uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrada encalhada e morta na faixa de areia em Ilha Comprida, no Vale do Ribeira, no domingo (21). Tratava-se de um animal macho juvenil de duas toneladas, com aproximadamente sete metros de comprimento.

O mamífero foi encontrado por equipes do Instituto de Pesquisas de Cananéia (IPeC). Ainda no local, após horas de análises, os pesquisadores puderam perceber que a baleia apresentava ferimentos como cicatrizes e marcas externas.

“Essas marcas podem sugerir que o animal teve alguma interação com cabos e/ou cordas. No entanto, amostras foram coletadas e enviadas para análises laboratoriais, para que seja possível definir a causa da morte desse animal”, explicou a veterinária patologista do IPeC, Priscilla Costa.

O IPeC vai esperar o resultado e não deu previsão de quando será divulgado. O instituto faz parte de projeto que avalia eventuais impactos decorrente das atividades de exploração do pré-sal na Bacia de Santos, cujo licenciamento é conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).