Vacina pentavalente está em falta na Baixada Santista há seis meses

Doses não são repassadas em quantidade suficiente desde julho de 2019

Por: De A Tribuna On-line  -  09/01/20  -  10:04
Vacina pentavalente está em falta na Baixada Santista
Vacina pentavalente está em falta na Baixada Santista   Foto: Imagem ilustrativa/Reprodução/TV Tem

Desde julho de 2019 sem abastecimento suficiente da vacina pentavalente, a Baixada Santista espera o recebimento de uma nova remessa para imunizar bebês de dois, quatro e seis meses de vida. O repasse é feito pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Estadual de Saúde.


As cidades de Santos, Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe, Guarujá e Bertioga estão sem a vacina. Mongaguá e São Vicente estão com estoque reduzido, mas ainda disponibilizam algumas unidades.


Segundo a Prefeitura de Santos, para normalizar os estoques da pentavalente, seria necessário o recebimento de 1.200 doses. Em novembro, a cidade recebeu 400 doses, e em dezembro, nenhuma.


Em Praia Grande, outras vacinas que estão em falta sãoatríplice bacteriana (DTP), antitetânica, febre amarela, VOP e VIP. Em Itanhaém, Peruíbe e Bertioga, a DTP também está em falta. Em Santos, o estoque da DTP está próximo do fim.


Em São Vicente, além do baixo estoque da pentavalente, estão sendo fornecidas em quantidade reduzida as vacinaspara febre amarela, antitetânica e VOP.


Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado afirmou que a responsabilidade da aquisição e distribuição da vacina pentavalente é do Ministério da Saúde, ressaltando que o estado apenas redistribui para os municípios à medida que os lotes chegam a São Paulo.


A secretaria informou, ainda, que um novo quantitativo foi recebido e, até a próxima semana, serão destinadas 22 mil doses para a região da Baixada Santista. "A pasta segue em contato com o Governo Federal visando o reabastecimento integral. Tão logo ocorram novas entregas, haverá redistribuição no território", completou a nota.


A Tribuna On-line entrou em contato com o Ministério da Saúde, que respondeu que distribui a partir desta quinta-feira (9) um total de 1,7 milhão de doses da vacina pentavalente para os estados. Após recebimento pelo Estado, o produto passa a ser encaminhado aos municípios. Entre junho e dezembro, a oferta esteve irregular devido a problemas com o fornecedor. Ela garante a proteção contra 5 doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b (responsável por infecções no nariz e garganta).


Logo A Tribuna
Newsletter