Uvebs realizará audiência pública para debater o fim do Fundeb

Reunião está marcada para o dia 7 de fevereiro, no Teatro Guarany, em Santos

Por: Por ATribuna.com.br  -  27/01/20  -  15:53
Grêmios estudantis: o instrumento e caminho para o início da mudança política
Grêmios estudantis: o instrumento e caminho para o início da mudança política   Foto: Alberto Marques/Arquivo/AT

Uma audiência pública regional para debater o fim doFundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), será realizada no dia 7 de fevereiro, pela União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs).


A reunião está marcada para às 9h, no Teatro Guarany, em Santos. O Fundeb foi criado pelo Governo Federal através da Emenda Constitucional 53/2006, que coloca a vigência do mesmo até o final de 2020. Este aporte de recursos aos municípios foi criado para ajudar a custear as despesas em educação.


A data foi definida durante reunião da última sexta-feira (24), na Câmara Municipal de Praia Grande, com a presença de técnicos da Educação de cidades da Região, que apresentaram a aplicação dos recursos em cada município. Na Região, o montante é empregado quase que em sua totalidade no pagamento de professores.


Para a vereadora santista Audrey Kleys (Progressistas), a audiência servirá para esclarecer o futuro dos municípios. “O que se sabe é que o Ministério da Educação já declarou que não vai terminar. Mas, qual vai ser a proposta? Começar do zero? Vai dar tempo? Precisamos saber”, comentou.


O presidente do colegiado, vereador de Praia Grande, Roberto Andrade e Silva, o Betinho (MDB), ressaltou a importância da bandeira. “O Fundeb, assim como o financiamento da educação, como um todo, são questões que atingem diretamente a qualidade do ensino e seu desenvolvimento”, finalizou.


Logo A Tribuna
Newsletter