Usuários da balsa terão nova rota de saída em Santos

Alteração entra em vigor entre 9 e 15 de setembro

Por: Da Redação  -  27/08/19  -  23:56
Nova rota de acesso levará os motoristas a uma pista que chegará ao muro do terminal portuário ADM
Nova rota de acesso levará os motoristas a uma pista que chegará ao muro do terminal portuário ADM   Foto: Irandy Ribas/ AT

Em menos de um mês, os usuários das balsas que vêm de Guarujá e desembarcam nos três atracadouros de Santos terão um novo acesso de saída, indo obrigatoriamente para a Avenida Mario Covas Júnior (a antiga Avenida Portuária). Ali, poderão seguir pela via ou pegar um retorno sentido praia. A previsão é de que a mudança, que faz parte do projeto Nova Ponta da Praia, ocorra entre 9 e 15 de setembro.


A nova pista já está pronta e asfaltada. Ela fica na área cedida pela União à prefeitura dentro do Terminal Pesqueiro Público de Santos (TPPS). Vai passar entre o novo Centro de Convenções (à esquerda), cuja construção não começou, e o entreposto de pesca, que está em reforma. 


Para que o acesso seja liberado, ainda falta a demolição de imóveis e de um paredão que fazem divisa com a saída das balsas, ao lado do portão do TPPS.


Gestor municipal do projeto Nova Ponta da Praia, o arquiteto Glaucus Farinello explica que o atracadouro 1, que fica ao lado das barcas e é usado mais para bicicletas, não terá a saída alterada.  


“Além desse acesso para a Mario Covas, futuramente teremos um para a praia. Estamos trabalhando com a Dersa e a Companhia de Engenharia de Tráfego [CET-Santos] para que a gente consiga fazer toda essa parte de viário até o final de novembro”, explica Farinello.  


“Depois, com calma, faremos as adequações complementares, como passeio público, ciclovia e iluminação”, conclui o arquiteto.


Projeto  


Com investimentos de cerca de R$ 130 milhões por meio de contrapartida obrigatória da iniciativa privada (Grupo Mendes), a Nova Ponta da Praia tem como objetivo transformar o bairro em em referência ao turismo da cidade. 


As obras mais importantes são o Centro de Atividades Turísticas (CAT), que é o novo Centro de Convenções, e o novo Mercado de Peixe, com 1,7 mil metros quadrados e 20 boxes para venda de pescados. 


O projeto, porém, inclui toda remodelação viária e de paisagismo na área. Estão previstas a criação de uma praça com espelho d’água, rampas náuticas e um mirante com vista para o mar.  


A Ponte Edgard Perdigão e o Deck do Pescador serão reformados e modernizados. Haverá, ainda, readequação de 2,45 quilômetros de vias, para maior fluidez ao tráfego de veículos próximo à travessia de balsas.


As intervenções começaram no início deste ano e têm conclusão prevista para junho de 2020. 


Logo A Tribuna
Newsletter