Turista de 17 anos morre em Mongaguá e aumenta número de afogados feriado

Além do jovem, duas pessoas que se estavam em Itanhaém seguem desaparecidas

Por: Por ATribuna.com.br  -  08/09/20  -  13:00
O homem desaparecido foi localizado na noite de domingo, mas sem vida
O homem desaparecido foi localizado na noite de domingo, mas sem vida   Foto: Divulgação/Grupamento de Bombeiros Marítimo

Um jovem de 17 anos desapareceu na praia do Centro de Mongaguá após entrar no mar com a sua namorada na tarde desta segunda-feira (7). Ele foi localizado, sem vida, na manhã desta terça-feira (8). Familiares do adolescente já fizeram o reconhecimento, segundo o Corpo de Bombeiros.


Outras duas pessoas, de 18 e 21 anos, continuam desaparecidadas depois de se afogarem, ambos casos em Itanhaém, também litoral Sul. Com isso, sobre para oito o número de mortes por afogamento na Baixada Santista no feriado prolongado de 7 de Setembro. No Estado, segundo a corporação, foram 12 vítimas fatais por afogamento no litoral e na região metropolitana de São Paulo.


Leia Mais


>>Bombeiros atendem 360 ocorrências nas praias do litoral paulista no fim de semana


>>Sargento da PM sofre mal súbito e morre ao salvar jovem de 13 anos que se afogava em Guarujá


>>Motociclista salva rapaz ao ver que banhistas 'apenas olhavam' afogamento em Praia Grande


As mortes foram registradas nas cidades de Guarujá (3), Mongaguá (4), Bertioga (1), Ubatuba (1), São Bernardo do Campo (1), São Paulo (1) e Juquitiba (1), segundo o Corpo de Bombeiros e o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).


As vítimas fatais de São Bernardo do Campo e de São Paulo se afogaram na represa Billings. Em Bertioga, um banhista, de 22 anos, teve uma parada cardiorrespiratóra após ser retirado da águas. Ele foi encaminhado ao pronto socorro do município, mas acabou morrendo. Ainda conforme o GBMar, em Ubatuba, um jovem de 25 anos se afogou na Praia do Félix.


Em Mongaguá, dois banhistas se afogaram e não resistiram. E um terceiro homem, de 22 anos, havia desaparecido e foi localizado sem vida por volta das 23h15 deste domingo, 6, na Praia Itaoca.


No Guarujá, as vítimas eram três homens, de 24, 27 e 60 anos. Dentre eles, um sargento aposentado da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O sargento José Cláudio Mantovani morava na cidade de Cerqueira César, no interior paulista. Por volta das 11h45, ele estava na Praia da Enseada e escutou os pedidos de socorro da mãe de uma jovem de 13 anos. Mantovani, então, entrou no mar e conseguiu retirar a menina da correnteza, mas sofreu um mal súbito na água.


Banhistas que estavam no local acionaram um guarda-vidas, que auxiliou na retirada do sargento do mar e constatou parada cardiorrespiratória. Manobras de reanimação, com o apoio de uma equipe do Corpo de Bombeiros, foram realizadas diversas vezes. Ele foi socorrido à uma unidade de Pronto Atendimento do Guarujá, onde foi constatada a morte. Ao GBMar, a esposa de Mantovani, contou que ele era hipertenso e não fazia uso de bebida alcoólica.


O desaparecido, que mora na cidade de São Paulo, decidiu tomar um banho de mar em Mongaguá, com sua companheira, quando entrou em processo de afogamento. Com a água na altura dos ombros, a mulher ainda conseguiu sair da água.


Contudo, o jovem foi arrastado pela correnteza e desde então está desaparecido. O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) seguem fazendo buscas nesta terça-feira (8) para localizar o rapaz.


Segundo informações do GBMar, além do jovem de 17 anos, duas pessoas que se afogaram em Itanhaém seguem desaparecidas. No feriado prolongado de 7 de Setembro, foram registrados sete óbitos por afogamento na região (três em Guarujá, três em Mongaguá e um em Bertioga).


Salvamento de grupo de pessoas na Ilha Pombeva


No último domingo (6), um grupo de 15 pessoas acabou ilhado ao acessar a Ilha Pombeva, na Praia da Pitangueiras em Guarujá.


Os bombeiros marítimos foram acionados e realizaram o salvamento das pessoas.


Jovens resgatados na Ilha Pombeva em Guarujá
Jovens resgatados na Ilha Pombeva em Guarujá   Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Logo A Tribuna
Newsletter