Total de 90 serviços do INSS está disponível na internet; confira lista

Governo Federal investe na modernização de procedimentos e reduz necessidade de idas constantes aos postos da Previdência Social

Por: Rosana Rife & Da Redação &  -  12/08/19  -  21:33
Pelo celular, portal Meu INSS oferece uma série de comodidades
Pelo celular, portal Meu INSS oferece uma série de comodidades   Foto: Sílvio Luiz

O INSS aposta na digitalização para agilizar o atendimento em todo o país. Dos 96 serviços oferecidos pelo órgão, 90 já estão disponíveis para acesso pela internet, por meio do portal Meu INSS, livrando o cidadão de sair de casa para comparecer a um posto da Previdência. 


Se você precisa de algum atendimento, confira o rol de procedimentos que se tornaram automáticos. Depois, basta usar o computador, acessando o site, ou baixar o aplicativo no celular ou tablet (sistemas Android e iOS).  


Quem ainda não se cadastrou terá de fazer uma senha. Tenha em mãos dados pessoais, entre eles o PIS ou NIT. Também surgirão perguntas sobre vínculos empregatícios que estão registrados no sistema do INSS. Outra opção é ligar para a Central de Atendimento, pelo número 135.


Novidade 


A calculadora da aposentadoria por idade foi um dos últimos serviços a entrarem na era digital. Com ela, é possível computar quanto tempo falta para deixar a ativa, simular a renda inicial e mostrar se o segurado já tem realmente direito ao benefício. 


Além disso, dá para bloquear empréstimos consignados, agendar perícias médicas e atualizar dados cadastrais.  


De fora 


Estão de fora prova de vida, pelo menos até o fim do ano, já que o Governo testa plataforma para também oferecê-la de forma automática, e perícia médica.  


Outra situação que ainda leva o segurado a uma agência é o cumprimento de exigências do INSS, como entrega de documentação ou comprovação de registro em carteira, por exemplo. 


O advogado Décio Scaravaglioni aponta as medidas como positivas, mas faz ressalvas. “A digitalização parte de um ótimo pressuposto, com menores custos e sem filas. Entretanto, nem todos têm acesso à internet e há idosos com dificuldade quanto à inclusão digital”. 


A opinião é compartilhada pela também advogada Karla Duarte Pazetti. “Há a economia de tempo, mas o domínio da tecnologia, às vezes, não é tão simples”. 


Objetivo 


De acordo como INSS, o objetivo ao automatizar a maior parte dos atendimentos é possibilitar, cada vez mais, que o funcionário seja acionado apenas nos casos mais complexos. Dessa forma, as informações serão prestadas de forma mais ágil e precisa, reduzindo ou até eliminando o tempo de espera pelo atendimento para o segurado. 


Confira a relação Meu INSS: 


1- Aposentadoria por idade urbana  


2- Salário-maternidade urbano  


3- Apuração de batimento contínuo − Decreto 9.462/2018  


4- Agendamentos e consultas de pedidos  


5- Extrato previdenciário (CNIS)  


6- Extrato de pagamento de benefício  


7- Extrato de empréstimo consignado  


8- Extrato para Imposto de Renda  


9- Carta de concessão do benefício  


10- Agendamento de perícia médica  


11- Declaração de benefício − consta/nada consta  


12- Consultar revisão de benefício − Artigo 29  


13- Declaração de regularidade da situação do contribuinte individual  


14- Alterar dados básicos de contato  


15- Resultado da perícia médica  


16- Recurso  


17- Recurso de benefício por incapacidade  


18- Revisão  


19- Cópia de processo  


20- Recurso − seguro defeso  


21- Cessação de benefício por óbito  


22- Cadastrar declaração de cárcere/reclusão  


23- Cadastrar ou renovar representante legal  


24- Alteração de forma de pagamento  


25- Reativar benefício  


26- Atualização de dependentes para Imposto de Renda  


27- Atualização de dados cadastrais do beneficiário  


28- Desistência de benefício  


29- Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário  


30- Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família  


31- Suspender o benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho  


32- Solicitar pagamento de benefício não recebido  


33- Bloqueio/desbloqueio do benefício para empréstimo  


34- Reativar benefício assistencial suspenso por inclusão no mercado de trabalho  


35- Transferir benefício para outra agência da Previdência Social  


36- Cadastrar ou renovar procuração  


37- Atualização do Imposto de Renda para declaração de saída definitiva do País  


38- Certidão de inexistência de dependentes habilitados à pensão por morte  


39- Atualização de dados do Imposto de Renda – retificação da DIRF  


40- Certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS  


41- Exclusão de desconto de mensalidade associativa/sindicato em benefício previdenciário  


42- Solicitação de exclusão de empréstimo consignado  


43- Cadastrar pensão alimentícia  


44- Aposentadoria por idade rural  


45- Aposentadoria por tempo de contribuição  


46- Auxílio-reclusão rural  


47- Auxílio-reclusão urbano  


48- Benefício assistencial ao idoso  


49- Benefício assistencial a pessoa com deficiência  


50- Certidão de tempo de contribuição  


51- Pecúlio  


52- Pensão por morte rural  


53- Pensão por morte urbana  


54- Salário-maternidade rural  


55- Aposentadoria da pessoa com deficiência por tempo de contribuição  


56- Aposentadoria da pessoa com deficiência por idade  


57- Benefício assistencial ao trabalhador portuário avulso  


58- Benefício assistencial a pessoa com deficiência − microcefalia  


59- Aeronauta gestante − auxílio-doença  


60- Saldo na tela (tempo ou valor de benefício)  


61- Calculadora da aposentadoria por idade  


62- Calculadora da aposentadoria por tempo de contribuição  


63- Acordo internacional − aposentadoria por idade rural  


64- Acordo internacional − aposentadoria por idade urbana  


65- Acordo internacional − aposentadoria por tempo de contribuição  


66- Acordo internacional − atualização de atestado de vida  


67- Acordo internacional − atualização de dados cadastrais e/ou bancários  


68- Acordo internacional − atualização de dados de Imposto de Renda  


69- Acordo internacional − benefício exclusivo do país acordante  


70- Acordo internacional − certificado de deslocamento temporário inicial  


71- Acordo internacional − certificado de prorrogação de deslocamento temporário  


72- Acordo internacional − histórico de seguro em país acordante  


73- Acordo internacional − pensão por morte rural  


74- Acordo internacional − pensão por morte urbana  


75- Acordo internacional − reativação de benefício  


76- Acordo internacional − recurso  


77- Acordo internacional – regularização de pagamentos em atraso  


78- Acordo internacional − retificação de deslocamento temporário  


79- Acordo internacional − revisão  


80- Acordo internacional − salário-maternidade  


81- Acordo internacional − transferência de benefício em manutenção  


82- Cálculo de contribuição em atraso, emissão e/ou cálculo de gps  


83- CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), acréscimo 25%, isenção de IR e auxílio-acidente  


84- Inscrição junto à Previdência Social  


85- Marcação ou remarcação de perícia médica  


86- Reemitir parcela − seguro-defeso  


87- Requerimento de antecipação de pagamento da revisão do Artigo 29  


88- Seguro defeso − pescador artesanal  


89- Validação facultativa baixa renda  


90- Atualização de dados cadastrais 


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