Temporal causa alagamentos e queda de árvore interrompe serviço do VLT

Fiação do Veículo Leve sobre Trilhos foi prejudicada e equipes trabalharam no local e restabeleceram funcionamento do transporte nesta manhã

Por: De A Tribuna On-line  -  13/03/19  -  09:50
Atualizado em 13/03/19 - 09:59
Serviço do VLT ficou suspenso devido à queda de uma árvore em São Vicente
Serviço do VLT ficou suspenso devido à queda de uma árvore em São Vicente   Foto: Solange Freitas/G1 Santos

Um forte temporal que atingiu Santos e São Vicente, na noite da última terça-feira (12), causou alagamentos e gerou transtornos nas duas cidades. As chuvas causaram um deslizamento próximo ao túnel do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a queda de uma árvore prejudicou a fiação e paralisou o serviço na manhã desta quarta-feira (13).


Segundo a Defesa Civil de Santos, o acumulado de chuva nas últimas 72 horas foi de 85,4 mm. Um pluviômetro, aparelho que mede o volume de chuva, instalado no Itararé, na divisa entre Santos e São Vicente, registrou 79 milímetros. Isso significa que, em poucas horas, choveu quase um terço do volume esperado para todo o mês. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 


A precipitação do volume da chuva causou um escorregamento de terra próximo ao túnel do VLT. Além disso, uma árvore caiu em cima da fiação que sustenta o transporte, por volta das 23h30. O serviço precisou ser interrompido e equipes da BR Mobilidade, responsável pela operação do VLT, trabalharam para restabelecer o funcionamento do equipamento.


A BR Mobilidade Baixada Santista informa que às 8h30 de hoje a operação foi retomada normalmente.


Precipitação do volume da chuva causou um deslizamento de terra próximo ao túnel do VLT (Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos)

Santos registrou diversos pontos de alagamento. No Embaré, carros entravam na contramão pela Rua Oswaldo Cochrane por causa do grande volume de água na Avenida Epitácio Pessoa. Por volta das 23h40, na Avenida Vicente de Carvalho, na praia do Boqueirão, a pista sentido São Vicente ficou cheia logo após o cruzamento com a Avenida Conselheiro Nébias. Apenas ônibus conseguiam enfrentar o alagamento. A situação começou a normalizar por volta da 0h40 desta quarta-feira (13).


Outros pontos de alagamento foram registrados na Avenida da Praia, como próximo a Avenida Senador Pinheiro Machado (canal 1). Com isso, o trânsito ficou lento, com pontos de congestionamento entre a Avenida Ana Costa e a divisa com São Vicente.


Uma árvore caiu na Rua Euclides da Cunha, na Pompeia. No bairro também foram registrados pontos de alagamento na Avenida Marechal Floriano Peixoto e na Rua Olavo Bilac. No Marapé, a Rua Godofredo Fraga e a Avenida Moura Ribeiro também ficaram cheias.


Outras ocorrências registradas pela Prefeitura de Santos: 


Queda de uma árvore e um poste na rua Guilherme Russo, no morro Nova Cintra. Trânsito ficou bloqueado no local.


Queda de uma árvore na Rua Augusto Paulino, 99, no Campo Grande.


Queda de árvore na Avenida Pinheiro Machado com a rua Joaquim Távora - trânsito parcialmente bloqueado.


E na rua monsenhor de Paula Rodrigues, na Vila Belmiro, os galhos de uma árvore caíram e obstruíram a calçada. Não houve vítimas.


Queda de galhos na Rua da Esperança, 15, Viela B, no Morro do Tetéu.


Queda de galhos na Rua Monsenhor Paula Rodrigues com rua Paraná, na Vila Belmiro.


Queda de bananeiras na Rua F, 2206, Morro do José Menino.


Queda de bambuzal na Rua Carlos Alberto Curado, 16, no José Menino.


Deslizamento de massa e árvore na Avenida Professor Antonio M. Carvalho, 9, no Marapé.


Queda árvore na Rua Pio 12, no Saboó.


Queda de galhos na Praça Paulo Fernandes Gasgon com a Avenida Pinheiro Machado.


Queda de galhos na Avenida Francisco Glicério com Rua Pasteur, no Gonzaga.


A Prefeitura de Santos informou que os morros estão em estado de atenção. A Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) avisou que o trânsito está normal na cidade nesta quarta-feira, sem pontos de alagamentos e congestionamentos. Há apenas um bloqueio de pista na rua Guilherme Russo, subida do Morro do São Bento, no final da Avenida Rangel Pestana, por conta de um escorregamento de terra.


Queda de árvore na Rua Euclides da Cunha, na Pompeia, em Santos
Queda de árvore na Rua Euclides da Cunha, na Pompeia, em Santos   Foto: Bruno Gutierrez/AT

Em São Vicente, algumas ruas do Itararé ficaram alagadas. Na Rua Freitas Guimarães, uma árvore e detritos bloqueiam a via. Outras quedas de árvore também foram registradas. Na Rua Dom Lara, na Vila Valença, uma árvore caiu em cima dos carros. Já na Ilha Porchat, a Alameda 28 de Setembro está obstruída por causa de uma árvore, bem como trechos da Linha Vermelha.


Avenida da praia, na altura do Marapé, registrou ponto de alagamento na noite de terça-feira
Avenida da praia, na altura do Marapé, registrou ponto de alagamento na noite de terça-feira   Foto: Ivair Vieira Junnior/AT

Logo A Tribuna
Newsletter