Telefonia celular é o setor que mais registra queixas na Baixada Santista

Santos apresenta o maior número de reclamações. Em seguida, vem Guarujá, Praia Grande e São Vicente

Por: Da Redação  -  15/07/19  -  22:30
Uma em cada cinco queixas registradas nos Procons da região tem a ver com problemas de celular
Uma em cada cinco queixas registradas nos Procons da região tem a ver com problemas de celular   Foto: Claudio Vitor Vaz

As empresas e os serviços de telefonia móvel se mantiveram no topo de reclamações dos órgãos de defesa dos consumidores nas nove cidades da Baixada Santista. Cobranças indevidas, contratação de pacotes sem o aval do cliente e falhas na cobertura são as principais queixas registradas nas unidades do Procon nos primeiros seis meses do ano.


Apesar do volume de reclamações, o setor é o que possui as maiores taxas de resolução. O balanço dos atendimentos no primeiro semestre foi apurado por A Tribuna, a partir de cruzamento de dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e prefeituras.


Ao menos uma de cada cinco queixas registradas em algum órgão de proteção da Baixada foi relacionado a problemas de telefonia celular. Cobrança indevida é o tema mais recorrente. De janeiro a junho, foram 3.300 relatos dessa natureza, entre as mais de oito mil relacionadas à telefonia (fixa e móvel).


Trata-se de um aumento de 175% em relação a igual período do ano passado, quando houve o registro de 1.200 queixas por embolso irregular por parte das empresas. “É, de certo modo, natural que haja um número considerável [de problemas], já que a base de consumidores [da telefonia móvel] é elevada”, diz o coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma.


Dados do setor apontam para mais de 230 milhões de linhas de telefonia celular ativa no país – o que dá uma média superior a um número de celular para cada brasileiro.


Unanimidade


Com 28,8% do total regional, o órgão santista concentra o maior número de relatos dessa natureza. Guarujá (24,5%), Praia Grande (21,3%) e São Vicente (20,5%) vêm na sequência.


Além das queixas de cobranças indevidas ou abusivas, o setor recebeu críticas sobre a baixa qualidade de sinal, demora para cancelamento de serviços e ausência de respostas a questionamentos feitos por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).


De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel (SindiTeleBrasil), essas quatro cidades possuem mais de 1,8 milhão de clientes de telefonia celular – para uma população estimada de 1,3 milhão de habitantes. “Se considerarmos esse universo, verificamos que, em cada grupo de 10 mil de clientes, apenas oito clientes procuraram os Procons”, afirma o órgão, por meio de nota.


Segundo os Procons regionais, entre 80% e 90% dos relatos são resolvidos. Quaresma explica que grande parte da resolução se dá pelo diálogo com o prestador do serviço.


Por isso ele aconselha aos usuários com problemas a registrar queixa. Para evitar dores de cabeça, o especialista aconselha consultar a reputação da empresa nos sites de proteção e defesa do consumidor ou da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “Isso acaba servindo de parâmetro para o consumidor pautar a suas escolhas”.


Melhorias


Em nota, a SindiTeleBrasil afirma que “as prestadoras já vêm adotando uma série de medidas para melhorar o relacionamento como cliente”. Cita investimentos de R$ 30 bilhões ao ano em expansão de serviços e melhoria da qualidade. “Em 2018, a telefonia foi o setor que registrou o maior índice de solução preliminar de problemas apresentados pelos consumidores aos Procons”.


Onde reclamar


Bertioga


Endereço: Avenida Anchieta, 392, Centro


Telefone: (13) 3319-9730/9705


Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h


Cubatão


Endereço: Rua Dr. Fernando Costa, 1.096, Vila Couto


Telefone: (13) 3375-1480


Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h às 15h30


Guarujá


Endereço: Avenida Adhemar de Barros, 218/222, Vila Santo Antonio


Telefone: (13) 3383-2177


Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Itanhaém


Endereço: Avenida Harry Forssell, 1.505, Sala 13, Jardim Sabaúna


Telefone: (13) 3427-4339


Horário: segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h; terças e quintas-feiras, das 9h às 13h


Mongaguá


Endereço: Avenida São Paulo, 1.580, 3º andar, Centro.


Telefone: (13) 3507-4634


Horário: segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30


Peruíbe


Endereço: Rua Jaçanã, 31, Centro


Telefone: (13) 3451-1084


Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h


Praia Grande


Endereço: Rua Jaú, 880, sala 72, 7º andar, Boqueirão


Telefone: (13) 3473-6810


Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h30 às 16h30


Santos


Endereço: Rua João Pessoa, 244/246, Centro


Telefone: 0800-7790151


Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; sábados, das 8h às 13h


Endereço: Avenida Rangel Pestana, 99, Vila Mathias


Telefone: 0800-7790151


Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


São Vicente


Endereço: Rua Frei Gaspar, 384, Paço Municipal, Centro


Telefone: (13) 3579-1365


Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com distribuição de senha até as 16h


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