Sisu: Ministério da Educação apela, e candidatos do Enem sofrem

No último dia de prazo para inscrições, quem fez Enem se preocupa com questões judiciais que podem limitar acesso à universidade

Por: Eduardo Brandão & Da Redação &  -  26/01/20  -  22:38
o Sisu vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD)
o Sisu vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD)   Foto: ( Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Ministério da Educação (MEC) informou, no sábado (25), ter recorrido da liminar (decisão provisória) da Justiça paulista que vetou a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Apesar do impasse, a orientação da pasta aos estudantes é garantir a inscrição, pela internet, para a disputa de vagas em universidades públicas. O prazo se esgota às 23h59 deste domingo (26).


Em meio à confusão gerada com as falhas na correção das provas e a lentidão no sistema de inscrições, na semana passada, estudantes ouvidos por A Tribuna temem perder vagas em instituições mais concorridas, após obter uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


“Frustração não é o único sentimento, nem o mais forte. Revolta, ódio e o próprio sentimento de injustiça me consomem diariamente”, resume Diego dos Santos Duarte, de 32 anos, que pretende cursar Direito. Outra preocupação decorre do fato de que o cadastro para o Programa Universidade para Todos (Prouni) será aberto na terça-feira.


Embora tenha acertado mais questões do que no ano anterior, Duarte alega ter tido nota mais baixa neste ano por “trapalhadas” do MEC.


A suspensão do resultado do Sisu deixa mais ansiosos estudantes que obtiveram nota acima da mínima para universidades públicas. É o caso de Rana Laura Rocha Pereira, 20 anos, que quer cursar Jornalismo.


“É uma situação extremamente preocupante, porque o Enem é uma prova significativa. Principalmente para nós, jovens, não por ser um grande portal de entrada para o Ensino Superior, mas por ser, infelizmente, uma forma de comprovar capacidade e habilidades”, diz ela, que coordena uma unidade do Educafro, voltado a jovens de baixa renda.


Logo A Tribuna
Newsletter