Simulação mostra que explosão igual a do Líbano poderia destruir Santos, SV, Guarujá e Cubatão

Publicação mostra que explosão em Beirute chegou a ser ouvida a 260 km de distância

Por: Por ATribuna.com.br  -  05/08/20  -  23:13
Simulação mostra como explosão afetaria a região da Baixada Santista
Simulação mostra como explosão afetaria a região da Baixada Santista   Foto: Simulação

A explosão que ocorreu em Beirute, capital do Líbano, e provocou um rastro de destruição chegou a afetar uma área equivalente a cerca de 3,2 km, onde vidros chegaram a quebrar com o impacto, que partiu de um terminal portuário da cidade. Uma simulação mostra que, caso a explosão tivesse ocorrido na Baixada Santista, diversas cidades seriam afetadas.


Uma publicação do jornal americano The New York Times mostra a área de Beirute que foi afetada pela explosão, ocorrida nesta terça-feira (4). A reportagem mostra que a explosão pôde ser ouvida até no Chipre, a cerca de 260 km de distância.


Caso a explosão tivesse ocorrido no Porto de Santos, ela geraria um rastro de destruição nas cidades de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão, conforme mostra a simulação. Neste caso, o incidente poderia ser ouvido até na cidade de Limeira, no interior de São Paulo.


Explosão em Beirute


Uma explosão no porto de Beirute, capital do Líbano, tomou conta das redes sociais nesta terça-feira (4) com vídeos e fotos que flagraram o momento em que a nuvem em formato de cogumelo apareceu. Testemunhas relataram uma onda de calor e vidraças quebradas em diversas partes da cidade.


Informações iniciais relatavam que a explosão ocorreu em uma fábrica de fogos de artifício após um curto-circuito. Mais tarde, descobriu-se que duas explosões haviam ocorrido, sendo a segunda em um depósito com estoque de 2,7 mil toneladas de nitrato de amônio.


Até o momento há 100 mortes confirmadas e mais de quatro mil feridos. 


Logo A Tribuna
Newsletter