Shoppings da Baixada Santista se preparam para retomada econômica

O primeiro a reabrir em meio à pandemia deve ser o Brisamar, em São Vicente, a partir da próxima segunda-feira (8)

Por: Da Redação  -  04/06/20  -  11:37
Brisamar seguirá uma série de determinações sanitárias para reabrir
Brisamar seguirá uma série de determinações sanitárias para reabrir   Foto: Divulgação

O Brisamar Shopping, em São Vicente, começa a preparar a retomada das atividades para a próxima segunda-feira. Uma lei municipal garante a abertura do local, mesmo com o Governo do Estado mantendo a Baixada Santista na fase 1 do Plano São Paulo, que impede o funcionamento deste tipo de comércio, ainda que de forma parcial. Enquanto isso, os demais estabelecimentos do tipo na região aguardam definições das autoridades para planejar a volta.


No shopping vicentino, a administração e os lojistas se preparam para seguir as exigências sanitárias e de segurança determinadas pela Prefeitura. A lista é grande e entre as medidas estão horário especial de funcionamento, das 12 às 18h, entrada de pedestres controlada pela Rua Frei Gaspar e de veículos pelo estacionamento G5. Além disso, as pessoas terão de passar por cabine de descontaminação, aferir temperatura e utilizar álcool em gel 70%.


Os consumidores terão de se adaptar a uma nova regra, conforme já havia adiantado para A Tribuna o secretário municipal de Comércio, Paulo Bonavides: não será possível experimentar roupas, sapatos ou acessórios, pois os provadores estarão interditados.


“Não será permitido disponibilizar cadeiras para os clientes, mesinhas/brinquedos infantis ou todo e qualquer material que gere aglomeração”, acrescenta o shopping, em nota.


Nas lojas e quiosques que colocam películas e vendem capinhas de celular, os funcionários deverão utilizar equipamento de proteção individual (EPI) completo, o que inclui luvas, máscara e viseira. “Temos uma preocupação grande com os celulares e as trocas de capinha ou película, porque o celular está mais próximo da boca e o risco de contaminação é grande”.


Demais shoppings


Em Santos, o Parque Balneário já planeja a volta, informa o síndico do shopping, Luciano Potenza. “Seguiremos as recomendações da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Junto com representantes de outros shoppings da região, participamos de reuniões com secretários para elaborar um plano de retomada das atividades. Continuamos aguardando a divulgação da lei municipal. Vamos cumprir rigorosamente todas as medidas”.


O Miramar Shopping informa que vai aguardar o posicionamento dos órgãos governamentais. O Praiamar também vai esperar definições do Município, porém já prepara uma série de cuidados de higienização, segurança e orientações a lojistas e consumidores.


Espaço de Cinema fica dentro do Miramar Shopping, no Gonzaga, em Santos
Espaço de Cinema fica dentro do Miramar Shopping, no Gonzaga, em Santos   Foto: Divulgação

Por sua vez, o Litoral Plaza, em Praia Grande, informa que também possui plano para a reabertura, respeitando as orientações do Poder Público e da Abrasce. “Entre várias ações implantadas, contaremos com um controle rígido no acesso de clientes, uso obrigatório de máscaras de proteção e pontos para fornecimento de álcool em gel”, explica o superintendente do shopping, Martinho Polillo.


O Shopping Patio Iporanga respondeu que tomou todas providencias necessárias para reabertura, obedecendo o protocolo padrão do Governo do Estado. No momento, a administração aguarda uma posição do prefeito de Santos, na expectativa de um breve retorno.


Os lojistas do centro de compras praia-grandense deverão acionar o Município caso algum colaborador apresente sintomas relacionados ao Covid-19.


Por fim, o City Plaza Ferry Boat, de Guarujá, informou aguardar comunicado oficial da Prefeitura sobre a reabertura. La Plage, Pátio Iporanga e Super Centro Boqueirão não responderam.


Logo A Tribuna
Newsletter