Serviço de portaria remota tem crescido na Baixada Santista

Dados apontam economia considerável e mais segurança

Por: Jean Marcel  -  16/11/20  -  15:46
Cada operador pode atender vários condomínios ao mesmo tempo
Cada operador pode atender vários condomínios ao mesmo tempo   Foto: Divulgação

Fernanda Lemos é universitária, e um dia foi com amigos na casa de outro colega de classe, o Gabriel, para comerem uma pizza juntos. Ao tocar no interfone, o porteiro a atendeu e subiram para a casa de Gabriel. 


Assim que chegaram, uma das amigas de Fernanda elogiou a voz do porteiro, e confessou estar curiosa sobre a aparência física dele, mas disse que não conseguiu ver através da cabine. Foi quando todos riram, pois já sabiam que não havia ninguém dentro da cabine na portaria do prédio. "Na verdade nunca o ví, não tenho nem ideia de como ele é", explicou Gabriel. 


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As portarias sem porteiros dentro, mas que funcionam 24 horas por dia, têm se tornado cada vez mais comuns. Conhecido como 'portaria remota', o serviço não monitora apenas residências. O trabalho se estende também ao comércio, indústria, academias, clínicas, hospitais e outros. A tecnologia surgiu não só na intenção de oferecer segurança, mas também gerar economia.


Câmeras gravam várias áreas ao redor dos locais monitorados
Câmeras gravam várias áreas ao redor dos locais monitorados   Foto: Arquivo Pessoal

Flavio Zeinum, gerente comercial da Safer Portaria Remota, em Santos, diz que os números comprovam que esta é uma tendência que veio pra ficar. “Uma portaria completa, funcionando 24 horas por dia, possui valores em média de um terço do valor normal". Além disso, um único operador consegue atender ao mesmo tempo 4 condomínios. "O sistema distribui as chamadas de forma aleatória, assim o condomínio nunca fica sem suporte no atendimento", explicou.


Quanto a entregas ou encomendas, muitas vezes feitas nas portarias dos prédios, Zeinum disse que a partir do momento que se implanta o serviço, é necessário que algum funcionário do condomínio passe a ser o responsável por recebimentos, e o atendimento é normal.


O operador


Victor Foganhaoli Riberio, 27 anos, é um desses atendentes, trabalha há um ano e explica que não há proximidade com os moradores, inclusive por orientação da empresa, mas que sempre acabam conhecendo o dia a dia de alguns devido à rotina de interação. "É comum também visitantes acharem que há alguém nas guaritas, e como temos câmeras, vemos as pessoas tentando olhar dentro delas. Tem muitos que nem imaginam que foram atendidos por alguém fora do local", disse o atendente.


Um único operador consegue atender várias portarias ao mesmo tempo
Um único operador consegue atender várias portarias ao mesmo tempo   Foto: Divulgação

Paulo Cesar Alves, 26 anos, mora num prédio monitorado há quase 2, e diz que a portaria faz com que se sinta mais seguro. "É bom saber que durante as 24 horas do dia tem alguém de olho em qualquer pessoa que entre em nosso prédio. Com o tempo a gente nem lembra que a pessoa, na verdade, não está lá.", disse. 


Zeinum explica também que uma das principais vantagens do serviço é a segurança e controle de quem entra e sai dos prédios, e que o morador pode optar por receber a chamada pelo interfone, telefone fixo ou celular. O que dá maior liberdade e controle ao morador para saber quem o chamou naquela ocasião.


Segurança


Laila Magalhães é dentista em Santos, e tem um filho, Pedro, que estuda em Florianópolis, e ela o visita regularmente. "Não agora por causa da pandemia, mas ia sempre para lá, e foi quando conheci esse sistema e achei fantástico. Senti que meu filho estava bem mais seguro lá. Aliás, em Floripa, percebi que quase todas as portarias são assim, automatizadas", relatou.


A dentista disse ainda que já passou por um susto, pois todo morador para entrar em casa, tem suas chaves ou 'tags', que são chaveiros magnéticos que liberam as portas. Ela entrou no apartamento sem o filho, mas com a chave dele, e poucos minutos depois a polícia estava no local. "Hoje acho engraçado, mas na hora morri de susto. Depois aprendi que as chaves são exclusivas e personalizadas para os moradores, e em cada chave ou tag estão registradas no sistema as características de quem vai usar", comentou.
   
 “Dados da Polícia Militar apontam que 82% das invasões a condomínios são feitas através da guarita com funcionários no local. A tecnologia garante operadores sempre alertas, 24 horas por dia", explica Zeinum. Ele diz que botões de pânico para emergências, ou mesmo avisar a central em caso de haver alguém obrigando o morador a entrar junto com ele no carro, são outros elementos que reforçam a segurança.


Controle, automatização, segurança. São todos sinais da tecnologia e inteligência artificial cada vez mais presentes na rotina das pessoas. Ou simplesmente, é o futuro, literalmente batendo à nossa porta.


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