Selo metropolitano da Baixada Santista é apresentado

Ferramenta visa facilitar a circulação e experiências turísticas entre as cidades da região

Por: Da Redação  -  16/10/19  -  23:43
Evento pretende estimular a integração de turismo e economia criativa
Evento pretende estimular a integração de turismo e economia criativa   Foto: Irandy Ribas/AT

Um modelo do selo metropolitano, que visa facilitar a circulação e experiências turísticas entre as cidades da Baixada Santista, foi apresentado na tarde desta terça-feira (15) pelo Governo do Estado a representantes dos municípios, Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), agencias de receptivos e guias turísticos de região.


Apesar de ainda ser um protótipo, o presidente do Santos Convention & Visitors Bureau (SCVB), Leonardo Carvalho, comemorou o avanço. “Finalmente, apresentaram para nós um novo modelo que tem grande chance de acontecer”, disse, durante a segunda edição do fórum Turismo e Economia Criativa, realizado pelo SCVB.


A coordenadora de Feiras e Eventos do Governo do Estado, Ana Cristina Clemente, informa que espera aprovar o selo em dezembro, quando haverá uma reunião com os prefeitos no Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb).


“Nesse meio tempo, estamos construindo uma plataforma, um modelo, pois o que deve ser ajustado é um critério ou outro”.


Economia criativa


O objetivo do evento foi unir os atrativos naturais e o calendário de eventos santistas aos pilares da economia criativa, um conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural de seus fundadores.


Com isso, espera-se ampliar fontes de trabalho e renda regionais, bem como fomentar o turismo, inclusive na baixa temporada.


“Temos acompanhado essa questão do desemprego, da falta de oportunidade nas instituições privadas, principalmente aos mais jovens. Mas essas pessoas são talentosas e apenas precisam de meio para transformar seus dons em um modelo de negócio. Por que não juntar isso ao turismo?”, analisa Carvalho.


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