Selo garante qualidade em Turismo na Baixada Santista

A campanha #SouProfissionaldoTurismo já era uma ideia da APT, que precisou ser reforçada no período de pandemia e agora com as flexibilizações da quarentena

Por: Da Redação  -  12/08/20  -  23:02
O idealizado fim da taxa de foro e do laudêmio continua em pauta na cidade de Santos
O idealizado fim da taxa de foro e do laudêmio continua em pauta na cidade de Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

Agências de turismo na região estão ganhando selos de verificação da Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista (APT). A ideia da entidade é reforçar a especialização desses trabalhadores, trazendo mais confiança ao consumidor nesses locais. 


A campanha #SouProfissionaldoTurismo já era uma ideia da APT, que precisou ser reforçada no período de pandemia e agora com as flexibilizações da quarentena. 


“Todo mundo que usa esse selo tem um termo de ética profissional e bons princípios. É para mostrar que existe essa preocupação no mercado, com profissionais qualificados que podem atender melhor o público nessa época”, reforça o presidente da entidade, Eduardo Silveira.


Para ele, o turismo sempre teve essa preocupação com biosegurança. “O cliente espera um hotel bonito, bem cuidado e muito bem higienizado”, emenda.


Agora, o olhar sobre a questão deve ser mais responsável. “Isso, na verdade, valoriza até o turismo. Hoje sabemos que o cliente vai pesquisar na internet, mas a consultoria será fundamental nessa retomada”, acrescenta Silveira.


Suas expectativas nesse “recomeço” são boas. O presidente da entidade diz que o turismo se reinventa a cada situação. “Ele é multidisciplinar, atendemos várias áreas da vida humana. E trabalhamos com coisas essenciais, como deslocamentos, realização de sonhos, desejos, lazer, prazer de conhecer outros locais, vida gastronômica”.


Para Luciene Aulicino, proprietária da Aulicino Turismo, o selo reforça a importância das agências e eleva o nível de atuação no setor. “Além disso, acredito que trará mais segurança para os compradores, a medida que o selo for ficando mais conhecido”, diz.


Para Rosária Alves Vieira, proprietária da Giramundo Tour, “o selo da APT é o resgate da importância do profissional de turismo para nossa cidade e para o setor como um todo”.


Futuro


O futuro é visto com bons olhos pelos profissionais do setor. Para Rosária, o retorno será gradativo, o que fará com que os agentes de viagens terá muito trabalho. Mas o retorno virá. “Acredito que tudo isso se dará por conta de duas de nossas maiores necessidades: socialização e a eterna vontade de conhecer o novo”.


Apesar do otimismo, Luciene reforça os cuidados. “Acredito que ainda estamos em um momento muito crítico. Considero seguro apenas as viagens mais próximas, de carro, para hotéis nas regiões ao entorno de onde moramos. Entretanto, estou muito confiante de que o cenário começará a melhorar a partir de outubro, para viagens nacionais mais longas. Viagens internacionais, só em 2021 mesmo. O principal é a nossa segurança e todos estarem bem”, reforça.


Logo A Tribuna
Newsletter