Sebrae cria portal para orientar empresários durante crise causada pelo coronavírus

Interessados vão encontrar exemplos de soluções inovadoras, dicas de como lidar com a atual situação, além de cursos online

Por: Matheus Müller  -  21/03/20  -  01:18
Em hipótese alguma, se for optar por fundos, mire apenas o histórico do rendimento
Em hipótese alguma, se for optar por fundos, mire apenas o histórico do rendimento   Foto: Adobestock

O Sebrae lançou um portal com dicas para empreendedores sobre como atravessar o momento de insegurança econômica causado pela possível escalada de casos de coronavírus (Covid-19) no país. As medidas são voltadas principalmente às micro e pequenas empresas. A expectativa é que, com as recomendações das autoridades para evitar aglomerações e permanecer em casa, comércios tenham menos fluxo e outros negócios a redução da produtividade.


De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, a crise pode ser uma oportunidade para o empreendedor criar soluções inovadoras, que contribuam com o desenvolvimento e a profissionalização do negócio.


“No passado, as grandes empresas engoliam as pequenas. Hoje, nós vemos que são as empresas mais ágeis que superam as mais lentas. E, nesse sentido, o pequeno negócio tem mais agilidade e pode se adequar mais rapidamente e dar respostas mais rápidas no contexto de crise”, diz.


Orientações


No portal, o empresário encontrará acesso livre e gratuito a orientações, exemplos de outros empreendedores que encontraram soluções inovadoras, dicas de como lidar com a atual situação, além de cursos online com conteúdo diverso.


O site indica um conjunto de medidas emergenciais tomadas por algumas empresas que mostraram efeitos positivos durante a crise, como o atendimento ao cliente via WhatsApp e a implementação do serviço de delivery.


“A marca da micro e pequena empresa é a resiliência. Apesar de todas as crises recentes, os pequenos negócios geraram 12 milhões de postos de trabalho nos últimos anos. Não será diferente agora. As pequenas empresas, devidamente apoiadas pelo Sebrae e pelo governo, serão capazes de superar essa nova situação”, diz o presidente do Sebrae, Carlos Melles.


Linha de crédito


Na última quarta-feira (18), o governador João Doria (PSDB) anunciou um novo aporte de R$ 275 milhões para ser usado por micro e pequenos empresários como linha de crédito. O valor se soma aos R$ 225 milhões já repassados.


O benefício pode ser obtido junto ao Banco do Povo e o Banco Desenvolve São Paulo e é voltado principalmente aos setores de turismo, economia criativa e comércio – considerados os mais impactados.  


O prazo de pagamento das parcelas vigentes de clientes do Banco do Povo passa a ser de 30 a 60 dias, válida exclusivamente para os não inadimplentes com contratos vigentes e limitados aos valores já utilizados.  A decisão será válida a partir da próxima segunda-feira (23).


Logo A Tribuna
Newsletter