EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

12 de Agosto de 2020

Vicentinos ignoram decreto municipal e se aglomeram na faixa de areia no Itararé; fotos

ATribuna.com.br fez diversos registros durante a tarde de domingo (17). Além dos caminhantes, surfistas foram flagrados fora do horário permitido

Uma cena que está se tornando comum, mesmo em um período de pandemia, impressiona e revolta a população que segue as recomendações de isolamento social na Baixada Santista. No último fim de semana, em São Vicente, várias pessoas voltaram a desobedecer o decreto municipal, que proíbe o acesso a faixa de areia das praias.

O repórter fotográfico de A Tribuna, Matheus Tagé, fez registros no início da tarde de domingo (17) da movimentação na praia do José Menino, em Santos, e na praia do Itararé, em São Vicente.

Em Santos, contando com a fiscalização de equipes da Guarda Municipal, além das grades de barreira que não permitem o acesso de munícipes, não havia ninguém na faixa de areia. Por outro lado, em São Vicente, os registros são de inúmeras pessoas caminhando na beira do mar e alguns, inclusive, sem máscara.

Mesmo com calçadão liberado para atividades físicas, vicentinos insistem em utilizar a faixa de areia (Foto: Matheus Tagé/AT)

Conforme decreto municipal, a prefeitura autorizou a liberação do calçadão da orla para atividades físicas e práticas esportivas, desde que respeitadas as regras de distanciamento. Mesmo com o espaço podendo ser utilizado, pessoas seguem acessando a faixa de areia, cujo acesso é proibido.

A prefeitura já havia informado que é permitido a prática de surfe nas praias da cidade, entre 6h e 10h, desde que não haja aglomeração. No domingo (17), a reportagem flagrou surfistas no mar por volta das 12h, o que não é permitido.

Durante o mês de abril, ATribuna.com.br publicou diversos flagrantes de munícipes furando a quarentena, principalmente durante o feriado prolongado de Tiradentes. Na ocasião, pessoas que realizavam práticas esportivas e atividades físicas na faixa de areia na extensão da orla tentaram seguir o caminho até a divisa com Santos, mas foram impedidos por agentes da Guarda Municipal, que orientaram que o espaço não era permitido para o acesso da população.

Repórter fotográfico de A Tribuna flagrou pessoas na faixa de areia - o que é proibido - e sem máscaras (Foto: Matheus Tagé/AT)

Resposta

A Prefeitura de São Vicente informou por meio de nota que equipes da GCM atuaram na fiscalização e abordagens à pessoas que estavam na faixa de areia, com orientações sobre restrições do acesso ao local, além da necessidade do distanciamento.

A administração informou que em casos de resistência, o munícipe pode ser conduzido à delegacia e responder pelo artigo 268 do Código Penal. Desde o início do período da quarentena, quatro pessoas foram encaminhadas ao Distrito Policial por não atenderem às regras.

Por fim, a prefeitura solicita a conscientização por parte da população de respeitar os decretos municipais e, também, das determinações da quarentena, mantendo o isolamento, respeitando o distanciamento, além do uso de máscaras de proteção. Todas as medidas têm como objetivo evitar a propagação da Covid-19 na cidade.

Confira mais imagens do último domingo de sol em São Vicente 

Vicentinos na faixa de areia em São Vicente (Foto: Matheus Tagé/AT)
Vicentinos na faixa de areia em São Vicente (Foto: Matheus Tagé/AT)

 

Praias de Santos seguem vazias

Praias vazias em Santos no domingo (17) (Foto: Matheus Tagé/AT)
Praias vazias em Santos no domingo (17) (Foto: Matheus Tagé/AT)
Tudo sobre: