Vagões descarrilam e derrubam mais de mil toneladas de soja em São Vicente

Ferrovia, um dos principais acessos ao Porto de Santos, está bloqueada. Ninguém se feriu no acidente

Por: De A Tribuna On-line  -  16/05/19  -  22:04
14 vagões descarrilaram de ferrovia na quinta-feira (16) em São Vicente
14 vagões descarrilaram de ferrovia na quinta-feira (16) em São Vicente   Foto: 16

Ao menos 14 vagões carregados com mais de mil toneladas de soja tombaram no início da manhã desta quinta-feira (16), em São Vicente. O acidente bloqueou a ferrovia, um dos principais acessos ao Porto de Santos. Segundo informações, o produto ficou espalhado na região de mata local.


O acidente aconteceu nas proximidades do Km 111 da ferrovia, que liga o planalto ao litoral do Estado de São Paulo. Todos os vagões integravam uma composição da Rumo Logística, que saiu da cidade de Rondonópolis (MT) com destino ao cais santista.


De acordo com informações oficiais, quatro vagões descarrilaram na ferrovia, o que ocasionou o tombamento de outros dez. Todos eles transportavam grãos de soja, que caíram ao redor da ferrovia e ficaram espalhados pela região de mata da Serra do Mar. Parte do produto chegou aos dutos da rede pluvial. Ninguém se feriu.


Ao menos 14 vagões tombaram em ferrovia, na altura de São Vicente
Ao menos 14 vagões tombaram em ferrovia, na altura de São Vicente   Foto: Reprodução

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) não informou sobre impactos ocasionados a partir do bloqueio da ferrovia. Já o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apura as circunstâncias do acidente e possíveis danos ambientais.


Em nota, a Rumo confirmou que o acidente aconteceu por volta das 6h, e que ninguém se feriu. Acrescentou dizendo que equipes da concessionária trabalham no local para a retirada do material e limpeza da área. Por fim, afirmou que a circulação na ferrovia será restabelecida até o fim da noite desta quinta-feira, e que segue apurando as causas do descarrilamento.


Mais de mil toneladas de carga de soja ficaram espalhadas
Mais de mil toneladas de carga de soja ficaram espalhadas   Foto: Reprodução

Logo A Tribuna
Newsletter