Shopping de São Vicente tem movimento tranquilo no primeiro fim de semana de funcionamento

Lojistas do Brisamar conversaram com ATribuna.com.br. Estabelecimento foi o primeiro da categoria a reabrir as portas durante a pandemia

Por: Cássio Lyra  -  17/06/20  -  11:13
Ampliação do horário foi liberado pelo governo do Estado nas cidades classificadas na fase amarela
Ampliação do horário foi liberado pelo governo do Estado nas cidades classificadas na fase amarela   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O Shopping Brisamar, em São Vicente, foi o primeiro empreendimento do ramo na Baixada Santista que reabriu as portas para os consumidores durante a pandemia do coronavírus. O shopping voltou a operar, em horário especial, desde 8 de junho. Mesmo após a grande aglomeração e filas formadas no dia da reabertura, o empreendimento tem apresentado movimento tranquilo desde então, somado ao fim de semana prolongado devido ao feriado de Corpus Christi.


O registros feitos da longa fila formada para pessoas que queriam entrar no centro de compras, no último dia 8, levantou questão sobre a decisão de flexibilização na cidade. Na ocasião, São Vicente se antecipou a posição do Governo do Estado sobre o Plano São Paulo da retomada econômica, que só classificou a Baixada Santista para a fase laranja - que permite a flexibilização das atividades comerciais, no dia 10.


Após as imagens de aglomerações terem repercutido negativamente, o prefeito Pedro Gouvêa (MDB) afirmou para ATribuna.com.br que a prefeitura notificou o shopping que tomasse providências sobre a questão das filas, no sentido de que a direção do empreedimento regularizasse melhor a distribuição das pessoas em espera e acelerasse o processo de entrada ao local.


A primeira semana de retomada das atividades comerciais ocorreu durante o fim de semana prolongado, devido ao feriado de Corpus Christi, de 11 a 14 de junho. Mesmo com mais pessoas em casa, o movimento no shopping, que era esperado ser muito grande, foi considerado como normal por lojistas e clientes que conversaram com ATribuna.com.br.


O próprio prefeito pediu conscientização da população sobre o retorno gradual das atividades comerciais, frisando que a flexibilização visa oferecer mais atendimentos à população, mas que as pessoas saíssem de casa somente em momentos de necessidade.


A Reportagem conversou com gerentes de dois estabelecimentos que afirmaram que a movimentação em seus comércios e ao redor dos corredores do shopping foi "normal", respeitando as regras de distanciamento. Segundo eles, o maior movimento desde que o centro de compras reabriu tem sido em lojas de telefonia celular.


"Os primeiros dias, as lojas de telefonia de celular estavam formando longas e longas filas. Já no período do feriado, os próprios gerentes e os funcionários montaram uma estratégia para que não houvesse aglomeração e todos os clientes pudessem ser atendidos, atendendo as orientações de distanciamento e segurança", disse um dos profissionais.


Desde o dia da reabertura, a prefeitura tem auxilixado, com equipes da Guarda Civil Municipal, trabalhos de orientação e fiscalização para que as pessoas não se aglomerem e respeitem o distanciamento social. O Brisamar Shopping funciona todos os dias, das 12h às 18h.


Nesta semana, com a retomada de setores comerciais das demais cidades da Baixada Santista, shoppings de Guarujá e Praia Grande voltaram a abrir as portas com horários reduzidos, seguindo as normas de segurança do Poder Público.


Logo A Tribuna
Newsletter