Secretaria de Cultura de São Vicente inicia recuperação do patrimônio histórico

Estátua de Martim Afonso passa por restauro; documentos e mapas foram encontrados em estado de deterioração

Por: Por A Tribuna.com.br  -  31/03/21  -  18:21
Secretaria de Cultura de São Vicente inicia recuperação do patrimônio histórico de SV
Secretaria de Cultura de São Vicente inicia recuperação do patrimônio histórico de SV   Foto: Prefeitura de São Vicente/Divulgação

São Vicente guarda um acervo riquíssimo com equipamentos culturais, documentos, estátuas e monumentos que ajudam a contar a história do município e do país, mas que há anos não recebem restauros e sofrem risco de perdas pela ação do tempo e vandalismo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Um exemplo dessa situação é a estátua de Martim Afonso de Sousa, fundador de São Vicente, na entrada da Casa Martim Afonso, ponto turístico inaugurado em 2000. A obra de arte estava abandonada.


Segundo o artista responsável pela recuperação da escultura, Rodrigo César, conhecido como 'Bola', o trabalho de restauro era necessário e urgente, pois a estátua estava prestes a cair, com as pernas perdendo sustentação. "Estavam com rachaduras e algumas partes estavam presas com fita adesiva".


A Secretaria de Cultura (Secult) fez um levantamento de todos os monumentos e estátuas da cidade, pois o objetivo é, além de revitalizá-los, propor atividades que tragam maior interação com a comunidade.


Para a secretária de Cultura, Elizângela Nobre Bafini, preciso que tosos conheçam a importância de cada uma das estátuas. "É preciso que os vicentinos, e os turistas também, conheçam a importância de cada personalidade representada nas estátuas, assim como o que representa cada monumento, para tomar ciência da importância histórica e cultural de cada um deles".


Elizângela também fala com preocupação sobre o estado em que muitos materiais foram encontrados. Segundo ela, foram encontrados documentos e mapas antigos de São Vicente em total estado de deterioração que, se permanecessem por mais um ou dois anos armazenados daquela forma, logo grande parte da documentação seria perdida.


"É lastimável o estado em que todo este acervo foi encontrado. O descaso, e até mesmo o mau armazenamento, acarretaram na perda de grande parte de um acervo artístico doado para o Município. É uma perda de valor inestimável. Até mesmo as placas de bronze foram retiradas dos monumentos durante o ano passado e não foram devolvidas à municipalidade. Onde estavam os profissionais responsáveis por zelar pelo patrimônio histórico da cidade?", lamentou a secretária.


Nos próximos meses, a Secult iniciará tanto a recuperação da documentação quanto o restauro do acervo das obras de Benedito Calixto. Atualmente, a secretaria realiza estudos para reformar a Casa Martim Afonso e da Vila se São Vicente.


A Guarda Civil Municipal (GCM) realiza rondas constantes pela Cidade, com o objetivo de garantir coibir ações de vândalos em patrimônios públicos. Quem quiser pode denunciar atos de vandalismo pelo telefone 153.


Logo A Tribuna
Newsletter