São Vicente recebe Plenária de Saúde neste sábado

Evento discutirá propostas em quatro eixos e selecionará 20 representantes para a Conferência Macrorregional

Por: De A Tribuna On-line  -  12/04/19  -  21:43
Evento será realizado na Câmara de São Vicente
Evento será realizado na Câmara de São Vicente   Foto: Reprodução/ Google Maps

São Vicente realizará a Plenária Municipal da Conferência de Saúde neste sábado (12), na Câmara de São Vicente (Rua Jacob Emerick, 1.195, Parque Bitaru), das 8h às 12h. O objetivo do evento é estimular a participação popular no processo decisório de gestão de saúde pública no Brasil.


Qualquer munícipe pode participar do encontro para apresentar e discutir propostas políticas públicas do setor. Dessas sugestões, 20 serão encaminhadas à instância macrorregional da Conferência e, posteriormente, há a possibilidade de seguirem para as fases estadual e nacional, ainda este ano.


Além do encaminhamento de ideias, a Plenária Municipal também tem como função selecionar 20 participantes para representar a cidade na etapa macrorregional. Por meio de votação, serão escolhidas dez pessoas da sociedade civil, cinco trabalhadores da área da saúde e cinco gestores ou prestadores do SUS (Sistema Único de Saúde).


Os eixos temáticos que direcionarão as propostas são quatro: o papel do Estado como disciplinador e fomentador do direito à Saúde; a função reguladora do Estado na estruturação do SUS; resistência do SUS frente às formas restritivas do financiamento; Participação Social: cidadania, ética e deveres para a emancipação do coletivo.


“Todos são usuários do SUS, pois ao menos em algum momento da vida utilizaram os serviços. Então, quando se escuta os anseios da população solicitando apoio e oferecendo propostas, aliados à gestão, os aparatos da Saúde podem melhorar”, declara a coordenadora de planejamento da Saúde, Edna Tereza.


Para ela, apesar de as propostas serem pensadas inicialmente com base na região, elas visam à melhoria de todos. Isso porque, com o desenvolver das fases da Conferência da Saúde, as questões chegarão a nível nacional, contribuindo para que a saúde continue sendo um direito de todos.


Logo A Tribuna
Newsletter