São Vicente instala equipamentos para alerta de deslizamentos em encostas

Inéditas na Baixada Santista, Plataformas de Coleta de Dados Geotécnicos são capazes de medir umidade do solo em encostas

Por: De A Tribuna On-line  -  27/06/19  -  11:02
Com duração de quatro meses, curso é realizado pelo Centro de Acesso às Tecnologias e para Inclusão
Com duração de quatro meses, curso é realizado pelo Centro de Acesso às Tecnologias e para Inclusão   Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Vicente

São Vicente passa a contar com um novo recurso na tentativa de diminuir as consequências de deslizamentos na cidade. As Plataformas de Coleta de Dados Geotécnicos (PCDs) foram instaladas no Morro dos Barbosas, no Parque Ecológico Engenheiro Tercio Garcia, e no Morro do Itararé. A medida é inédita na região.


A rede de monitoramento foi instalada por meio de parceria entre a Defesa Civil do município e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os trabalhos foram iniciados no último dia 18.


As PCDs trabalham por meio de pluviômetros acoplados a sensores geotécnicos, que monitoram e produzem alertas de risco de ocorrência de deslizamentos nas encostas. Os sensores conseguem avaliar a umidade do solo.


De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), com o equipamento, será possível alertar a população para que deixem suas casas.


Além disso, os medidores trazem informações extras, já que são capazes de avaliar a umidade do ar, podendo auxiliar na prevenção de doenças respiratórias e previsão de frentes frias.


Com risco de novos deslizamentos, Avenida Newton Prado, em São Vicente, segue interditada
Com risco de novos deslizamentos, Avenida Newton Prado, em São Vicente, segue interditada   Foto: Arquivo

Logo A Tribuna
Newsletter