São Vicente celebra Dia Nacional do Expedicionário com homenagens

Solenidade ocorreu na manhã deste domingo (5), no bairro Jardim Independência

Por: De A Tribuna On-line  -  06/05/19  -  00:23
  Foto: Divulgação / Prefeitura de São Vicente

Na manhã deste domingo (5), São Vicente prestou homenagens aos milhares de homens e mulheres que lutaram pelo Brasil na Segunda Guerra Mundial, em especial à Ataíde Fernandes, ex-combatente que se dedicou até o fim da vida em preservar, de forma documental, as batalhas travadas pelos 25.834 homens e mulheres que lutaram em campos europeus.


Durante o evento, uma placa em homenagem ao tenente foi descerrada pela viúva de Ataíde, Alice de Jesus Fernandes. “Estou muito emocionada com esta homenagem. Ele foi um grande homem, que lutou pelo nosso País, e até falecer, em 2012, ajudou a manter a memória viva como presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB”, destacou.


Os tenentes Daniel de Paula e José Augusto de Freitas também receberam certificados. Maria de Fátima e José Carlos do Nascimento receberam a homenagem por seus pais, João Gualberto Filho e Henrique Manoel do Nascimento, que não puderam estar presentes.


O presidente da Associação dos Militares das Forças Armadas do Estado de São Paulo (Amfaesp), sargento Calebe de Almeida, lamentou a dificuldade do Brasil manter sua História registrada. “Não há preço que pague o que esses homens e mulheres fizeram no campo de batalha da Europa. Lutaram com o sacrifício da própria vida para libertar o mundo da tirania que ameaçava a democracia e a liberdade mundial. Agora somos nós que temos que lutar para manter viva a chama da memória dos nossos eternos heróis”, destacou.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter