São Vicente muda protocolos de controle dengue para o período de quarentena

Medida adotada pelo Poder Público é necessária para garantir a segurança das equipes e munícipes contra o novo coronavírus

Por: Por ATribuna.com.br  -  18/06/20  -  19:22
Mutirão de combate ao Aedes aegypti no Morro São Bento vai vistoriar quase mil imóveis
Mutirão de combate ao Aedes aegypti no Morro São Bento vai vistoriar quase mil imóveis   Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santos

A prefeitura de São Vicente adotou uma série de ajustes no protocolo do controle da dengue na Cidade. As alterações são necessárias para garantir a proteção às equipes e aos munícipes durante o período de pandemia. As regras permitem a continuação do trabalho de combate ao aedes aegypti.  


Com as mudanças, os agentes de controle de endemias não devem acessar o nas casas dos vicentinos, limitando a ação à parte externa das residências. De acordo com o chefe do Departamento de Controle de Doenças Vetoriais (Decodove), Fábio Lopez, a equipe que realiza a limpeza vai direto ao local para tentar bloquear a transmissão.  


“Esse bloqueio permite que se trabalhe na quadra onde tem o caso suspeito ou confirmado de arbovirose (dengue, zika ou chikungunha). É feito o mapeamento e posteriormente a quadra onde há a suspeita e mais oito quadras em volta são limpas. Essa é a área de atuação do mosquito”, detalha  


No caso de domicílios que tenham moradores com sinais ou sintomas da Covid-19, as equipes orientarão sobre a prevenção e a proliferação do aedes aegypti, mas não entrarão nos imóveis.  


Já as residências que tenham moradores com mais de 60 anos, não receberão a visita das equipes, mas haverá orientações para a prevenção contra o mosquito.  


Nos locais onde for encontrado foco de arbovirose, os agentes deverão descartar de forma segura as luvas de trabalho na própria residência. 


Já pontos estratégicos e imóveis especiais da cidade, como ferros-velhos, borracharias, cemitérios, desmanches, escolas, associações, clubes e shoppings, continuarão com a inspeção normal, levando em conta as novas medidas de prevenção contra o coronavírus. 


Logo A Tribuna
Newsletter