EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

23 de Outubro de 2019

Restrições no tráfego da Ponte dos Barreiros geram transtornos aos motoristas em São Vicente

Para evitar impactos na infraestrutura da ponte, esquema siga e pare foi adotado a partir das 6h desta quarta-feira

O Plano de Restrição ao Tráfego Viário da Ponte A Tribuna, também conhecida como Ponte dos Barreiros, principal acesso entre as áreas Continental e Insular de São Vicente, começou a valer a partir das 6h desta quarta-feira (7). A ação visa a implantação do sistema siga e pare nos horários de maior movimento sobre a estrutura.

Porém, o esquema de tráfego já está causando transtornos aos motoristas que precisam cruzar a ponte. Nesta quarta-feira (7), por volta das 7h30, uma fila de carros aguardava para fazer a travessia.

Em entrevista para a TV Tribuna, o diretor de trânsito de São Vicente, Wagner Roberto da Silva, informou que a operação consiste em atender a uma demanda do Ministério Público que determinou a criação de um plano para a redução de impactos sobre a Ponte A Tribuna.

"Não tivemos nenhum tipo de problema até o presente momento. Sempre que você fica parado em um congestionamento tem a impressão que você fica muito tempo. Nós estamos trabalhando com o tempo de 5 minutos da Área Continental para a Área Insular e três minutos no sentido contrário", informou o diretor.   

Como vai funcionar 

O plano foi apresentado nesta terça-feira (6) à Vara da Fazenda Pública da cidade e aprovado. A medida se tornou necessária porque a alteração viária no local foi determinada pela Justiça, com o objetivo de reduzir os impactos do trânsito à estrutura, que apresenta sinais de deterioração. 

Inaugurada há 24 anos, Ponte dos Barreiros possui falhas estruturais (Foto: Carlos Nogueira/ AT)

No período das 6h às 10h, de segunda a sábado, a prioridade do fluxo será da Área Continental para a Área Insular, trabalhando, a princípio, com cinco minutos de siga e três minutos de pare.

Já no período das 16h às 20h, ocorrerá o inverso. Ou seja, a prioridade do trânsito será da Insular para a Continental, com os mesmos tempos.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setrans) solicitou o apoio da Polícia Militar (PM) para reforçar a segurança dos motoristas. Para a divulgação da operação, faixas serão afixadas nas vias próximas à ponte.

Trânsito gerou muita dor de cabeça aos motoristas nesta manhã (Foto: Carlos Nogueira)

Serão feitos pontos de retenção ao trânsito nas áreas Insular e Continental, nas cabeceiras da Ponte dos Barreiros e na parte de solo firme, para evitar sobrecarga no equipamento. Continua proibido o tráfego de caminhões com mais de dois eixos, em qualquer horário, com exceção dos caminhões do Corpo de Bombeiros, em situações de emergência. 

Tudo sobre: