Presidente da Associação Comercial não crê que mudança vá alterar rotina em São Vicente

Shopping Brisamar vai abrir mais tarde. A alteração atende os parâmetros da Fase Laranja do Plano São Paulo, do governo do Estado

Por: Sheila Almeida  -  21/06/20  -  22:32
  Foto: Matheus Tagé

O comércio de São Vicente altera, nesta segunda-feira (22), o horário de funcionamento das atividades econômicas da Cidade, ainda adequando-se aos parâmetros da fase laranja do Plano São Paulo. O que muda de fato é o horário de funcionamento do Brisamar Shopping. 


Após várias idas e vindas, em lojas foram fechadas, ficou determinado que o shopping funcionará das 14h às 18h, apesar de o decreto municipal 5264-A inicialmente ter regulamentado o funcionamento das 12h às 16h. 


Alcides Antoneli, presidente da Associação Comercial de São Vicente, acredita que a alteração não vai mudar muito o que já tem ocorrido nos últimos dias. “É quase a mesma coisa. O que a Associação Comercial está lutando para acabar é o comércio ilegal”.


Antoneli também defende que para diminuir ainda mais o fluxo de pessoas, o ideal seria que as lojas pudessem funcionar por seis horas, em vez de quatro (como recomendou o Estado e o Ministério Público). 


“Fizemos um estudo e chegamos à conclusão de que das 9h às 15h seria a melhor alternativa. Assim, se fugiria do fluxo de pessoas que entram no trabalho logo cedo e daria tempo de as pessoas aproveitarem”, disse Antoneli.


Segundo o secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários, Paulo Roberto Duarte Bonavides, o próprio estabelecimento preferiu o horário.  Já as lojas de rua funcionarão das 10h às 14h, o camelódromo e as galerias, das 12h às 16h. 


Medidas de higiene


Em galerias, camelódromo e shopping, a abertura das lojas obrigatoriamente precisa ser em dias alternados. Em todos os casos, serão exigidas medidas de higiene como uso de máscaras, uso de álcool gel, medição da temperatura e controle de entrada.


Bonavides não acredita que haverá aglomerações novamente. Pelo contrário. 


“O comércio de rua vai fechar às 14h e o shopping vai funcionar das 14h às 18h, mas não necessariamente vai sair todo mundo das lojas para acessar o shopping. Além disso, só teve problema no primeiro dia, quando as pessoas estavam faz tempo sem sair de casa”, explicou, lembrando que 12 minutos após a reabertura, a fila de entrada no Brisamar durou 12 minutos para o controle de acesso de 367 pessoas.


O secretário lembra que São Vicente só flexibilizou a reabertura das lojas antes de a região entrar na Fase Laranja, porque a Cidade ficou em primeiro lugar no isolamento social, 


Além disso, teve dos prefeitos das nove cidades e do secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, a concordância de que a Baixada tinha números para estar na Fase Laranja e a Câmara aprovou a medida “que até agora gera elogios dos comerciantes”, disse.


Logo A Tribuna
Newsletter