EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

17 de Janeiro de 2020

Ponte dos Barreiros será fechada a partir das 7h de sábado, diz Prefeitura de São Vicente

Estrutura passará por teste de cargas das 7h às 16h e, a partir daí, seguirá interditada para o tráfego de veículos

A Ponte Jornal A Tribuna, conhecida como Ponte dos Barreiros, em São Vicente, será fechada para o tráfego de veículos a partir das 7h deste sábado (30), informou a prefeitura. De acordo com a administração, o prazo de 24h para a interdição total da ponte, determinado pela Justiça, começou a contar a partir das 14h desta sexta-feira (29).

Logo após o bloqueio, a prefeitura irá executar a prova de cargas e o laudo técnico na estrutura, que devem durar até às 16h. Após os testes, a ponte permanecerá fechada para o tráfego de veículos, conforme determinação da Justiça.

A administração municipal afirmou que a interdição seguirá até que o novo laudo técnico sobre a estrutura da ponte seja entregue para conhecimento do magistrado.

A decisão da Justiça se deu a partir de laudo técnico apresentado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que apontou situação crítica da parte estrutural da ponte, com foco principalmente nas estacas e possibilidade de colapso total da estrutura.

De acordo com o juiz Fábio Francisco Taborda, diante dessa avaliação, a interdição é importante para garantir a segurança dos motoristas que utilizam a Ponte dos Barreiros. Ainda segundo a Justiça, a liberação para o tráfego de veículos, com ou sem restrições, somente será analisada após a conclusão do estudo iniciado pelo IPT.

O laudo do IPT aponta para um elevado grau de risco de colapso parcial ou até total da estrutura se o peso sobre a ponte for considerado excessivo em um teste de carga. A prefeitura informou que a prova de cargas a ser realizado no sábado será dentro da capacidade estabelecida.

Ônibus intermunicipais

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU-SP) anunciou mudanças no trajeto de ônibus intermunicipais devido à interdição da ponte, já a partir das 12h desta sexta-feira.

Para manter o atendimento aos usuários da Área Continental de São Vicente, as linhas, que contam com 83 ônibus, foram modificadas. De acordo com a EMTU, a estimativa é que o tempo de viagem aumente, em média, de 50 a 70 minutos em cada sentido. Por isso, a empresa recomenda que os passageiros se planejem com bastante antecedência. Mesmo com a alteração da rota, todos os pontos de parada continuarão a ser atendidos durante o percurso.

Ponte Jornal A Tribuna, a Ponte dos Barreiros, em São Vicente (Foto: Carlos Nogueira/AT)
Tudo sobre: