Ponte dos Barreiros não será fechada a pedestres para obras emergenciais, diz prefeitura

Trabalhos serão realizados na parte de baixo da estrutura. São Vicente assina contrato para projeto executivo nesta sexta

Por: De A Tribuna On-line  -  10/01/20  -  09:52
População é obrigada a fazer a travessia à pé
População é obrigada a fazer a travessia à pé   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Nesta sexta-feira (10), São Vicente assina o contrato do projeto executivo para as obras emergenciais na Ponte Jornal A Tribuna, conhecida como Ponte dos Barreiros. Após boatos que circularam na internet, a prefeitura garantiu que a estrutura não será fechada para a travessia de pedestres durante a reforma.


O contrato será firmado com a PHD Engenharia Ltda, que vai elaborar o projeto executivo que irá definir os reparos necessários para a obra emergencial. O valor do contrato com a empresa é de R$ 181 mil.


Em nota, a Prefeitura de São Vicente esclareceu que a ponte não será fechada para a execução das obras emergenciais, uma vez que elas serão realizadas na parte de baixo da estrutura, e não haverá necessidade de interdição da passagem para pedestres.


Existe a expectativa de que a solenidade, marcada para acontecer no Paço Municipal, tenha a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, que está na região hospedado no Forte dos Andradas desde quinta-feira (9).


A assessoria da Presidência, porém, não confirmou a presença de Bolsonaro durante sua agenda em São Vicente. A administração municipal disse que espera a confirmação oficial da presença, ou não, do presidente.


A Ponte dos Barreiros é a principal ligação entre as áreas Continental e Insular de São Vicente. Desde a interdição, munícipes que utilizam transporte público são obrigados a atravessar a pé os 600 m de extensão da ponte entre as duas cabeceiras. Recentemente, a prefeitura deu início ao serviço de carrocelas para a travessia.


Relatório do IPT aponta que danos têm gerado insuficiência estrutural
Relatório do IPT aponta que danos têm gerado insuficiência estrutural   Foto: Carlos Nogueira/AT

Interdição


A Ponte dos Barreiros está interditada desde 30 de novembro para o tráfego de veículos.A decisão do Tribunal de Justiça de São Pauloseguiurecomendações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que apontou risco de colapso estrutural da ponte.


A situação é acompanhada de perto pelo poder público estadual e federal. Houve tentativas de liberação com restrições para veículos, mas as solicitações foram recusadas pela Justiça.


Com a interdição, cerca de 150 mil moradores da Área Continental estão sendo prejudicados em suas rotinas, como na ida e volta ao trabalho.


Logo A Tribuna
Newsletter