Passageira é xingada após pedir uso de máscara dentro de ônibus em São Vicente: 'Humilhada'; VÍDEO

Assistente social foi ameaçada na linha 931 (Samambaia-Santos)

Por: Carolina Faccioli  -  14/12/20  -  10:40
A passageira conta que pegou o ônibus no centro de São Vicente
A passageira conta que pegou o ônibus no centro de São Vicente   Foto: Divulgação

Uma passageira da linha de ônibus 931 (Samambaia-Santos) sofreu ameaças e foi xingada ao pedir para que os passageiros usassem máscaras de proteção durante o trajeto. A assistente social, que preferiu não se identificar, disse que ficou assustada e indignada não só com a falta de zelo, em relação aos cuidados com o coronavírus, mas com a indiferença apresentada pelos outros passageiros, que não a ajudaram. O caso aconteceu na última sexta-feira (11). 


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A passageira conta que pegou o ônibus para o trabalho no centro de São Vicente e durante o trajeto percebeu que quatro passageiros estavam sem máscara, então decidiu avisar a motorista que, segundo ela, informou que não podia fazer nada. Por isso, a passageira decidiu filmar a situação para registrar a queixa na ouvidoria da empresa.


Ao voltar para o área dos passageiros, após conversar com a motorista, precisou ficar ao lado de um casal que estava sem máscara. "Comuniquei que o uso de máscara é obrigatório. Nesse ponto iniciaram uma gritaria, fui xingada de diversos nomes, a motorista não parou o veiculo, não se manifestou, e os demais passageiros ficaram em absoluto silêncio. Quando o rapaz passou a me ameaçar e dizer que eu não sabia com quem estava me metendo, comecei a filmar a situação para ter o registro das vozes, pois sua companheira ficou na frente me bloqueando. Novamente ninguém se manifestou". 


Para a assistente social, a situação gerou grande indignação já que em outros ônibus os motoristas chegaram até a parar o veículo para tentar ajudar a conter situações parecidas. Agora, ela espera que as queixas apresentadas nos canais da empresa tenham algum efeito, para que situações assim não se repitam. "Me senti extremamente exposta, não só a doença, mas as ameaças e indiferenças de todos. Nunca senti tanto medo em um local público quanto nessa manhã", lamenta a passageira.


Resposta 


Em nota, a EMTU/SP informou que realiza campanhas de conscientização em conjunto com a concessionária BR Mobilidade visando orientar e esclarecer sobre o uso da máscara de forma correta. Todos os veículos da frota metropolitana possuem avisos afixados com a determinação da obrigatoriedade do uso desse item de proteção, que é muito importante para não colocar em risco de contágio os demais passageiros. 


Os agentes nas estações e os motoristas são orientados a não permitir o embarque do passageiro se não estiver usando esse acessório. 


No caso do veículo citado que operava na linha 931, a EMTU/SP solicitou à concessionária a apuração dos fatos descritos. 


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