Paixão pelos trilhos rende a menino dia inesquecível

Pedro de 11 anos é estudante vicentino e autista e seu passeio favorito é pegar o metrô de São Paulo

Por: Nathália de Alcantara & Da Redação &  -  14/12/19  -  21:40
Pedro, de São Vicente, passou uma manhã no Controle Operacional, onde aprendeu sobre o Metrô
Pedro, de São Vicente, passou uma manhã no Controle Operacional, onde aprendeu sobre o Metrô   Foto: Marcia Aires/Divulgação

Um dia para não esquecer mais. Pedro Renato de Almeida Rodrigues Pereira, de 11 anos, apaixonado por metrôs e trens, passou a manhã de segunda-feira (9) no Centro de Controle Operacional do Metrô de São Paulo (CCO).


O estudante vicentino é autista e aficionado pelo assunto desde que viu o meio de transporte pela primeira vez. “Pensei que o lugar não seria tão grande e é enorme. O operador até me chamou para conhecer a cabine! Toquei a buzina, que parece de um trem de carga”.


O estudante gosta de trens desde a primeira vez que viu um deles.
O estudante gosta de trens desde a primeira vez que viu um deles.   Foto: Marcia Aires/Divulgação

O que Pedro Renato gostou mais, em todo o passeio, foi o monotrilho. “Sabia que ele não tem maquinista?”, pergunta. “Eu ainda ganhei presentes, um livro e um mapa. Foi tudo muito legal”, completou.


A mãe, a auxiliar administrativa Ana Maria de Almeida, de 52 anos, diz que o garoto ficou encantado com o passeio. “O pessoal foi muito atencioso e carinhoso com meu filho. Contei um dia antes sobre o passeio e ele ficou bastante ansioso para isso”.


Passeio


Mãe e filho moram no Gonzaguinha, em São Vicente, e o passeio favorito do garoto é pegar o metrô de São Paulo quando vai passar as férias com o pai.


“Era um sonho dele viver tudo isso. Ainda ganhou um livro tão lindo, que não para mais de olhar. Isso tudo ficará na história do meu filho”, diz Ana Maria.


A surpresa foi preparada pela professora da Escola Municipal Constante Luciano Clente Houlmont, na Vila Cascatinha, explica a mãe. “Ela procurou o pessoal em São Paulo e falou sobre o interesse do Pedro. Não sabia que o metrô tinha esse sistema de visita e foi incrível”.


O coordenador de Ações Colaborativas com os Passageiros, do Metrô, Marcos Borges, diz que o passeio foi inesquecível para ele também.


“O garoto é fantástico e conhece tudo sobre o Metrô de São Paulo. É sempre bom quando fazemos novos amigos. O brilho no olhar do Pedro, o sorriso e o carinho que ele destinou a mim e aos metroviários ficará em nossos corações para sempre”.


Bastidores


Hoje, a rede metroviária da cidade de São Paulo transporta cerca de cinco milhões de passageiros por dia. E, quemquiser, pode conhecer os bastidores de tudo o que acontece por trás desse sistema. Outras informações estão disponíveis no link www.metro.sp.gov.br/metro/programa-visitas/index.aspx.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter