Obras na Ponte dos Barreiros começam segunda; Terracom será responsável

Trabalhos devem durar 90 dias. Ao término, Prefeitura de São Vicente pedirá à Justiça a liberação parcial do acesso

Por: Por ATribuna.com.br  -  28/03/20  -  01:39
Relatório do IPT aponta que danos têm gerado insuficiência estrutural
Relatório do IPT aponta que danos têm gerado insuficiência estrutural   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Terracom foi anunciada, nesta sexta-feira (27), como a vencedora da contratação em caráter emergencial para a primeira fase da reforma da Ponte dos Barreiros, principal acesso entre as áreas Insular e Continental de São Vicente. Na segunda-feira (30), será assinada a ordem de serviço, ocasião em que a empresa começa a instalar o seu canteiro de obras no local.


A previsão é de que, a partir do início da execução do projeto, a primeira etapa esteja concluída em 90 dias, conforme previsto em contrato. A finalização desta fase permitirá que o Executivo municipal vicentino solicite à Justiça a abertura parcial de uma pista (lado direito de quem vai da ilha para o continente), retomando a movimentação de veículos leves, por meio do Sistema Siga e Pare, que já havia sido utilizado anteriormente.


"Este é um momento importantíssimo e de alegria para todos nós vicentinos. A reforma emergencial da ponte vai começar. Já a partir de segunda-feira, a empresa vencedora instala o seu canteiro de obras no local”, destaca o prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa (MDB).


Na quarta-feira (25), a Caixa Econômica Federal autorizou a liberação dos recursos destinados à recuperação da estrutura sobre o Canal dos Barreiros. O cronograma foi dividido em duas fases.  A primeira, em caráter emergencial, tem custo de R$ 5.767.831,91. Nesta etapa, haverá a recuperação de 52 estacas, uma longarina e três travessas, o que permitirá a liberação para o tráfego de veículos leves. A segunda fase, no valor de R$ 51.064.668,68, prevê a recuperação das demais estacas e reforma da mesa.


“A partir da autorização, as empresas tiveram 48 horas para apresentarem suas propostas. Estas foram analisadas por nossas equipes. Nesta sexta-feira, estamos anunciando que a vencedora é a Terracom, que será responsável por tocar a fase emergencial de recuperação da ponte. Esta obra era esperada com muita expectativa, por todos os vicentinos, em especial pelos moradores da Área Continental”, continua o prefeito vicentino.


No fim de dezembro, Gouvêa e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal na Baixada Santista, Sidney Soares Filho, assinaram o contrato para a liberação da verba, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e destinada pelo Governo Federal às obras emergenciais e de recuperação geral na estrutura da ponte.


Logo A Tribuna
Newsletter