Novo hospital de campanha em São Vicente abrigará 20 leitos de UTI Covid

Prefeito Kayo Amado entregou documentos do PS da Linha Vermelha para abertura de equipamento que será custeado pelo Governo do Estado

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/03/21  -  21:39
Equipamento da Linha Vermelha sequer foi inaugurado
Equipamento da Linha Vermelha sequer foi inaugurado   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O prefeito Kayo Amado (Podemos) entregou uma série de documentos do Pronto Socorro da Linha Vermelha ao Governo do Estado, com a proposta de abertura de um Hospital de Campanha. A expectativa é de que o Estado abra mais 60 leitos, sendo 20 de UTI.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O prefeito vicentino esteve com o Secretário de desenvolvimento regional Marco Vinholi para entregar a documentação do equipamento.


Kayo Amado já havia proposto a ideia da utilização do espaço para um hospital de campanha em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb). A ideia foi bem aceita pelo Estado.


Segundo o prefeito, o futuro hospital de campanha disponibilizaria um total de 60 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 36 de enfermaria e 4 de emergência.


"A prefeitura não tem dinheiro, mas o Estado tem. E o Estado se comprometeu em fazer a contratação de profissionais da saúde para que possamos abrir esse hospital de campanha. O estado vai custear a operação e estamos fazendo essa articulação", afirmou Kayo Amado, durante uma live em suas redes sociais, na noite de quinta-feira (25).


O deputado federal Júnior Bozzella (PSL/SP) acompanhou o prefeito vicentino. Segundo ele, diante do número crescente de novos casos na região e do esgotamento do sistema de saúde, que já está no limite do número de leitos disponíveis, transformar o PS da Linha vermelha em um hospital de campanha seria uma solução rápida e eficiente.


“O caos não é só sanitário, é econômico também. Estamos há um ano vivendo isso, estados e municípios estão esgotados, não há mais recursos. Nós enviamos cerca de 6 milhões já pagos na sua totalidade para o município. Ali no PS já temos toda a estrutura, ou seja, temos muito mais da metade do caminho pronto para viabilizar em poucos dias um hospital de campanha com pelo menos 30 novas vagas que poderiam salvar dezenas de vidas”, disse Bozzella.


Segundo dados da Secretaria de Saúde (Sesau) do município, a taxa de ocupação de UTIs na cidade está em 100%, enquanto que os leitos de enfermaria estão com 70% de ocupação.


O último boletim aponta que São Vicente já contabilizou 652 óbitos em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia.


Logo A Tribuna
Newsletter