Munícipes criticam falta de manutenção na Avenida Valter Melarato, em São Vicente

Lixo acumulado, muretas quebradas, mato em excesso, buracos no asfalto e até focos de incêndio são algumas das mazelas que tiram a paciência dos moradores

Por: Lucas Pinto & Colaborador &  -  09/12/19  -  13:59
Matagal, lixo e mureta quebrada compõem o cenário nada convidativo do canal da Avenida
Matagal, lixo e mureta quebrada compõem o cenário nada convidativo do canal da Avenida   Foto: Carlos Nogueira/ AT

Seja a pé, de carro, moto, bicicleta, ônibus ou qualquer outro veículo que você imaginar, atualmente é um desafio passar sem se irritar pela Avenida Vereador ValterMelarato, que divide os bairros Humaitá e Parque Continental, na Área Continental de São Vicente.


Lixo acumulado dentro e fora do canal, muretas quebradas, mato em excesso, buracos no asfalto e até focos de incêndio são algumas das mazelas que tiram a paciência dos moradores.


No cruzamento da ValterMelaratocom a Rua Trinta e Nove, um buraco chama a atenção, por conta de seu diâmetro. Ao lado dele, há outras duas aberturas no asfalto em cima da faixa de pedestres.


A aposentada Jovita da Cruz, de 65 anos, indica que o maior buraco foi aberto por uma obra da Sabesp, mas ela também está incomodada com a falta de zeladoria por parte da Prefeitura vicentina.


“Com certeza esses buracos incomodam. Porém, não são só eles. Tem o canal também, que está sempre com pedaços do muro quebrados. Bem que poderiam reformá-lo”, diz Jovita, que se queixa também do péssimo escoamento da água da chuva na Rua Professora HermíniaLáqua, onde ela mora.


A infraestrutura do local deixa a desejar, de acordo o supervisor de solda José Amado, de 67 anos. O morador reclama das muretas quebradas no canal ao longo de toda a avenida principal, o que deixa a vizinhança envergonhada. “Tem um bocado de tempo que não reformam nada por aqui”.


Acumulo de lixo e entulho na Avenida Valter Melarato
Acumulo de lixo e entulho na Avenida Valter Melarato   Foto: Carlos Nogueira/ AT

Ele lembra que viu uma equipe fazer limpeza na avenida por volta de quatro meses atrás, mas diz que faltou uma limpeza dentro do canal. “Passaram com a máquina limpando alguns pedaços por aqui, mas ninguém fez o serviço necessário dentro do canal. Antigamente, os trabalhadores entravam para tirar o lixo e cortar o mato, mas agora só passam com a máquina do lado de fora”.


José acredita que uma reforma seria necessária para consertar os muros quebrados e impedir que a água saia do canal durante os temporais, tão comuns no verão que vem por aí. “Com qualquer chuva ele enche e transborda”.


Outro morador, que preferiu não se identificar, disse que faltam pontes para travessia de carros. Atualmente, os veículos precisam subir no passeio para chegar à outra margem.


Resposta


Sobre os buracos, a Sabesp esclarece, em nota, que a Área Continental foi alvo de reparos técnicos para manutenção de trecho coletor de esgoto localizado próximo à esquina da Rua Trinta e Nove com a Avenida Vereador ValterMelarato. Suas equipes, inclusive, concluíram a reposição asfáltica no local.


Sobre as muretas citadas à Reportagem pelos entrevistados, a Secretaria de Projetos Especiais de São Vicente informa que quatro convênios prevendo a reurbanização do canal e que estavam aprovados em 2018 foram suspensos, no início do ano, pelo Governo do Estado.


Diante desse quadro negativo, a Prefeitura, que fez a pavimentação da área com recursos do Município, alega estar em busca de investimentos para dar continuidade aos projetos.


Quanto às críticas pela falta de zeladoria, a Administração Municipal comunica que uma equipe retornaria ao local para verificar as queixas e, se necessário, providenciar a limpeza da parte externa do canal.


Logo A Tribuna
Newsletter