Moradores reclamam de ônibus e torcem por expansão do VLT em São Vicente: 'Esperamos há muito tempo'

Trecho Barreiros-Samaritá do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Área Continental, vai finalmente sair do papel

Por: Rosana Rife  -  22/12/20  -  10:50
O trecho entre o Terminal Barreiros e o bairro Samaritá terá 7,5 km de extensão e quatro estações
O trecho entre o Terminal Barreiros e o bairro Samaritá terá 7,5 km de extensão e quatro estações   Foto: Carlos Nogueira/AT

A notícia de que o trecho Barreiros-Samaritá do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Área Continental de São Vicente, vai finalmente sair do papel renovou as expectativas dos moradores do bairro, que aguardam por dias melhores. A previsão é de que as obras comecem em 2022 e sejam concluídas em 30 meses.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O Estado publicou o edital de contratação do projeto executivo do trecho no sábado (19). A contratação prevê ainda projetos básico e executivo de rede aérea, pátio e bicicletário, e a readequação dos projetos básicos das estações que integram o Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista (serviço de ônibus metropolitano integrado ao VLT).


O controlador de acesso, Cláudio Salvatori, 38 anos, utilizou o serviço de trens que existiu no local há décadas. Saudoso, lembra que os trilhos ainda estão espalhados pelas ruas - encobertos por vegetação ou desgastados pelo tempo - mas presentes na memória dos moradores. “Era muito bom e rápido. Pegava para ir até o Carrefour ou a praia”.


Hoje ele conta que leva mais de 1h30 para chegar ao trabalho no Aparecida, em Santos. “É difícil, os ônibus estão lotados, sem contar os transtornos que passamos por conta do tempo em que a da Ponte dos Barreiros ficou fechada”.


A professora Andreia Ramos, 43 anos, também se recorda dos tempos em que o trem saía do bairro e a levava até a Avenida Ana Costa, em Santos. “Era muito melhor. Em 40 minutos estava em Santos. Hoje gasto, pelo menos, 1h30”.


Ela conta que, agora, a expectativa é grande para a chegada do VLT. “Estamos esperando há muito tempo. Até assinei abaixo-assinado para que o VLT viesse para cá. Vai ser mais confortável e rápido”.


Cansada de enfrentar ônibus lotado, principalmente agora, durante a pandemia do novo coronavírus, a diarista Marinalva de Azevedo, 58 anos, diz o VLT será a saída para ter um transporte de mais qualidade no bairro. 


“Os ônibus demoram e vêm lotados. Na época do trem era muito bom. Tenho saudades. Queria muito que voltasse. Mas, se o VLT vier mesmo, será ótimo”. 


Outra que aposta na novidade é a dona de casa Aline de Carvalho, 34 anos. “Tomara que venha mesmo. Precisamos de melhorias. Os ônibus demoram muito aqui”.


Detalhes


O trecho entre o Terminal Barreiros e o bairro Samaritá terá 7,5 km de extensão e quatro estações. Quando for concluído, o VLT terá um total 27 km de extensão, considerando os 11,5 km já em operação entre São Vicente e a Estação Porto, em Santos, e também a ligação entre Barreiros e Samaritá. O sistema deverá operar com 33 VLTs transportando diariamente 95 mil passageiros.


Logo A Tribuna
Newsletter