Moradores e comerciantes de São Vicente sofrem com falta d'água

Serviço foi interrompido na última quarta-feira (18) e água volta, aos poucos, às casas

Por: De A Tribuna On-line  -  20/12/19  -  21:24
Sabesp anuncia interrupção no fornecimento de água em Vicente de Carvalho
Sabesp anuncia interrupção no fornecimento de água em Vicente de Carvalho   Foto: Imagem ilustrativa/Sasikan Ulevik/Unsplash

O fornecimento de água foi interrompido em alguns bairros de São Vicente nesta semana e, até esta sexta-feira (20), moradores e comerciantes reclamavam sobre o serviço ainda não ter voltado. Segundo a Sabesp, o problema começou às 19h de quarta-feira (18), e a água retornou às casas por volta das 9h30 da manhã de quinta-feira (19). No entanto, munícipes ainda reclamam da escassez.


No bairro Tancredo Neves, uma escola de Ensino Infantil ficou sem água para os alunos. A diretora, Caroline Reis Pacheco, conta que precisou improvisar. “A gente está comprando água para poder trazer e manter as crianças na escola. A gente conseguiu agora de manhã se virar, mas à tarde vai ser impossível”, desabafou em entrevista para a TV Tribuna.


No Centro de São Vicente, um salão de beleza perdeu clientes por conta da falta d’água. A empresária Mariana de Castro Conti diz que, com a agenda de fim de ano cheia, ficou impossível remanejar as clientes. “Estou comprando galão de água para lavar cabelo, e estamos comprando água para tomar, porque nada funciona”, disse em entrevista.


A Prefeitura de São Vicente precisou tomar a medida preventiva de solicitar um caminhão-pipa para abastecer o Hospital Municipal, o antigo Crei, a fim de evitar que a falta d’água atingisse a unidade de saúde. A administração também informou que não foi registrado desabastecimento nas repartições públicas e escolas municipais.


Temporada de verão


Na última semana, o presidente da Sabesp esteve em coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, junto do Governo do Estado. Benedito Braga disse que a Baixada Santista não teria problemas com falta d’água nesta época, por conta dos investimentos que foram feitos ao longo do ano.


“O que eu posso dizer é que nós vamos colocar 600 profissionais em regime de prontidão 24 horas para atender qualquer incidente. Então, não dá para afirmar categoricamente, mas dá para dizer que hoje nós temos uma condição melhor do que no ano passado”, disse na ocasião.


Causas


De acordo com o gerente do Departamento de Produção de Água e Tratamento de Esgoto da Sabesp, Nicolas Gonzalez, em entrevista para a TV Tribuna, o problema foi causado por um grande vazamento no sistema adutor, que traz água de Cubatão para os reservatórios de Santos e São Vicente. Ele diz que o problema já foi resolvido, e se alguém ainda tiver problemas com falta d’água, pode ser que a causa seja outra.


“Existe um tempo natural de restabelecimento. A água demanda um tempo para despressurização de redes. Quem tem problemas é importante continuar nos reclamando para que possamos ir até o local e verificar o que está acontecendo”, disse o gerente.


Nesse caso, é preciso que usuários reclamem para a Sabesp pelos telefones 0800-0550195 ou 195, a fim de que uma equipe seja deslocada para averiguar a situação.


Logo A Tribuna
Newsletter