Ministro da Educação diz que governo apoiará aumento de verbas ao Fundeb

Milton Ribeiro esteve em São Vicente, na manhã desta quinta-feira (13), participando da cerimônia de inauguração da escola municipal que leva o nome de seu pai, Nilton Ribeiro, no Japuí

Por: Rosana Rife  -  13/08/20  -  17:55
Ministro da Educação esteve em São Vicente na manhã desta quinta-feira (13)
Ministro da Educação esteve em São Vicente na manhã desta quinta-feira (13)   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o Governo Federal vai apoiar a aprovação do projeto que prevê o aumento de verbas destinadas ao Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) entre 2021 e 2026. O texto deve ser votado pelo Senado na próxima semana. Em contrapartida, será criada uma lei que prevê punição rigorosa para quem desviar recursos destinados ao sistema educacional no país.


As informações foram divulgadas pelo ministro durante cerimônia de inauguração da escola municipal que leva o nome do pai dele, Nilton Ribeiro, em São Vicente, na manhã desta quinta-feira (13).


"Não podemos começar a construir uma casa pelo telhado. Foi isso o que os governos anteriores fizeram", afirmou o ministro.


Ribeiro disse, ainda, que apoiará o pedido de criação de uma escola militar no município feito pelo deputado estadual Tenente Coimbra (PSL).


Fundeb


O Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da Educação Básica no Brasil. O texto  foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 21 de julho. Segundo especialistas, o Fundo é fundamental para melhorar a qualidade do ensino no país.


Segundo a proposta, o Governo Federal começará a repassar 12% em 2021, com aumento ano a ano, até 23% em 2026. O Fundeb funciona como uma conta bancária que recebe 20% do que é arrecadado em impostos na maioria estaduais, como ICMS e IPVA.


Ministro da Educação participou de inauguração de escola municipal que leva o nome de seu pai
Ministro da Educação participou de inauguração de escola municipal que leva o nome de seu pai   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Logo A Tribuna
Newsletter