Lojistas celebram reabertura de shopping em São Vicente e veem crescimento de vendas

Gerente de loja de informática e eletrônicos afirmou que vendas foram acima do esperado no dia de reabertura do Brisamar

Por: Marcela Ferreira & Cássio Lyra &  -  09/06/20  -  20:02
Vicentinos marcaram presença no shopping nesta tarde
Vicentinos marcaram presença no shopping nesta tarde   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A semana começou marcada pela retomada do comércio em São Vicente. Com a reabertura de diversos setores e do Shopping Brisamar, a cidade iniciou a retomada da economia em tempos de pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19). Os lojistas celebraram a reabertura de seus negócios, e vêem a atitude com otimismo.


O Brisamar Shopping esteve fechado desde o início de abril, quando foi decretado o estado de calamidade pública na cidade, com ordem para o fechamento de estabelecimentos e centros comerciais, a fim de evitar aglomerações. Com isso, muitos lojistas acabaram prejudicados. Agora, eles comemoram a retomada econômica, esperando aumento dos lucros.


Rogério Dutra Santos, gerente da MM Santos Informática, localizada dentro do Brisamar, comentou sobre o primeiro dia de vendas após tanto tempo. Segundo ele, a expectativa gerada em torno da reabertura foi acima do esperado no retorno econômico.


"Foi um dia diferente, se assim podemos dizer. Mas foi tudo sob controle, estamos com equipe reduzida, seguindo os critérios de segurança, mas atendemos todas as demandas, entre atendimento, pagamento, pacotagem. Já estávamos esperando um número alto de vendas, mas diria que esse número foi de 40% a 50% acima do esperado", explicou.


O profissional afirmou que se assustou com o tamanho da fila que se formou de pessoas que queriam acessar o shopping. Segundo ele, o número alto das pessoas teve a ver com a presença de munícipes de outras cidades, além dos vicentinos. "Fazendo um balanço da loja, a grande maioria das nossas vendas foram para pessoas que moram em Santos. Nós atendemos pessoas de São Vicente, claro, mas, também, de Praia Grande, Mongaguá e até Peruíbe. Por ser, até o momento, o único shopping aberto da região toda, isso atrai clientela de todas as cidades o que gerou essa aglomeração".


Mesmo ainda enfrentando a pandemia, Rogério afirma que há, sim, motivos de preocupação dele e de todos os seus funcionários. "Todos estamos felizes com essa retomada, mas ainda temos receio da pandemia. Cobramos entre a gente a questão do distaciamento, uso do álcool em gel. Mas do jeito que estavam acontecendo as coisas, muitas pessoas poderiam ser demitidas. Muitas demissões ainda devem ocorrer. Apesar de tudo, estamos esperançosos de que tudo vai ser acertar", finalizou.


Regras para reabertura


A Prefeitura de São Vicente enquadrou a reabertura do shopping da cidade na segunda etapa do plano municipal de retomada ecoômica. O planejamento traça, também, a reabertura de centros comerciais, galerias populares, como o Camelódromo, e outras lojas do Centro da cidade.


As regras para a reabertura incluem o sistema de rodízio, em que as lojas pares abrem em um dia e as ímpares no outro; distância mínima de 1,5 metro em filas de espera; higienização de equipamentos, como máquinas de cartão; medição da temperatura dos colaboradores no começo e no término de seus expediente; cabine de descontaminação na entrada das galerias, entre outras.


O comércio no Centro também abriu no último sábado (6), registrando aglomeração de pessoas nas calçadas e lojas. O Prefeito Pedro Gouvêa havia pedido na sexta-feira (5) para que a população fosse realizar compras no Centro apenas em caso de necessidade, “estamos falando de vidas”.


Logo A Tribuna
Newsletter